Rubinho de Souza

Eleições – Desde o Brasil Colônia até os dias atuais (final)

Ainda que muitos já saibam, mas a título de melhor informar, as eleições municipais, que serão realizadas no próximo domingo dia 15 de novembro, tiveram o horário de votação ampliado por conta da pandemia da Covid-19, e os eleitores poderão comparecer às urnas das 7:00 horas até 17:00 horas, sendo importante destacar que o horário entre 7:00 horas e 10:00 horas, é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

Depois da prestação de serviço de informação acima, voltemos ao tema das curiosidades que como já disse, passaram a fazer parte do nosso folclore, como se eleição não fosse algo sério e, portanto, não merecesse uma melhor reflexão e conscientização na hora de depositar votar.

Veja abaixo as curiosidades sobre as eleições deste ano, e pasmem!

Quase 150 milhões de brasileiros poderão ir às urnas no próximo domingo dia 15 para escolher seus representantes municipais, quando mais de dois milhões de mesários se desdobrarão trabalhando – sem remuneração – contribuindo com a justiça eleitoral para garantir as votações em todo o país.

Em muitos municípios do país, o candidato à prefeito da cidade já se considera eleito, pois são candidatos únicos na sua cidade. Segundo dados do TSE, dos 5.568 municípios brasileiros onde haverá eleição municipal neste domingo, em 106 deles, existe apenas um candidato à prefeito, e o maior número desses municípios estão localizados, principalmente, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e no Paraná.

Aí você pode estar se perguntando: – E daí, como se faz nas cidades onde há apenas um concorrente ao cargo de prefeito? Na verdade, é necessário apenas um único voto válido para que o candidato seja eleito, ou seja, na prática, o candidato precisa apenas votar de forma válida em si mesmo, que estará eleito apenas com seu voto, ainda que mais ninguém vote nele.

“A lei eleitoral não condiciona a validade da eleição ao comparecimento de um quantitativo mínimo de eleitores para votar. Só haverá uma segunda eleição se o candidato único não obtiver sequer um voto”

Ainda segundo o próprio TSE, o número de cidades com candidatos únicos é próximo ao registrado em outras eleições municipais, que foram em número de 95 municípios em 2016 e 108 em 2012. Em muitos municípios, a disputa será apenas entre dois candidatos.

Tem até cidade do Brasil com mais eleitores do que habitantes. Já o número de candidatos considerados milionários nesta eleição, são em número de 11 mil.

Segundo o site do Senado Federal, o custo financeiro para os cofres da União para a eleição deste ano, será de mais de 1 bilhão de reais. Enquanto isso, o núcleo de inteligência do TSE, identificou indícios de 7 mil fraudes no financiamento ou prestação de serviços nesta eleição. Ao todo, desempregados, eleitores com renda incompatível, e até mortos já doaram R$ 22 milhões aos candidatos para fazer sua campanha eleitoral.

Segundo levantamento feito pela ABJ – Associação Brasileira de Jurimetria, 422 candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em todo o Estado de São Paulo, 509 têm processos criminais na primeira instância do Tribunal de Justiça do Estado. Foram verificadas se possuíam ocorrências ou não, todos os 92 mil candidatos do estado.

A lista de crimes dos candidatos de SP inclui tortura, homicídio qualificado, homicídio simples, violência doméstica, tráfico de drogas, entre outros. Os processos mais frequentes, porém, tratam do crime da Lei de Licitações, estelionato, crimes de trânsito, peculato, calúnia, crimes contra a ordem tributária e falsidade ideológica.

No quesito violência contra candidatos, um monitoramento do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), considerando todo o ano eleitoral, foram 82 mortos entre militantes e candidatos assassinados e 170 agressões de janeiro a outubro, de acordo com o levantamento do pesquisador Pablo Nunes. E pelo menos 5 candidatos às eleições de 15 de novembro 2020, morreram de covid-19.

Dentre outras curiosidades foi identificado candidatos a vereador que copiaram proposta da internet e a boa notícia, segundo o site, é que as mulheres indígenas cresceram 49% na corrida por uma cadeira no legislativo.
Dizia Hélio Ribeiro: – “Se o eleitor soubesse a força que seu voto tem, teria uma força que ninguém tem”. É verdade! O voto é como uma arma que se for usada com consciência, pode eliminar da vida pública os oportunistas, os aproveitadores, os falsos, os mentirosos e os ladrões, melhorando a vida de todos nós”.

Vote consciente! O futuro de nossos filho e netos, depende de nós, do nosso voto consciente.logo do fundo do baú raffard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?