DestaquesRafard

Emerson Ferreira e Túlio Darros recebem Moção de Congratulações do Legislativo

Duas Moções de Congratulações foram entregues na sessão ordinária do Legislativo de Rafard, na última quarta-feira, 13 de outubro.

Uma das homenagens, assinada por todos os vereadores, parabeniza o jornal O Semanário pelos 30 anos de fundação, bem como seu diretor, Túlio Darros, que está à frente do único jornal impresso do município.

Na tribuna, Darros falou sobre sua trajetória e o compromisso de manter viva a tradição do impresso rafardense, que em maio deste ano, completou três décadas de fundação.

“Comecei no jornal aos sete anos de idade como entregador, passei pela gráfica, pela fase editorial e hoje estou como diretor, desde 2010. São os pequenos meios de comunicação, como O Semanário, que estão na cidade, que conhecem sua história e que podem retratar a realidade. Ouço todos os dias que o jornal impresso vai acabar, mas quero continuar duvidando e fazendo o meu trabalho”, disse Túlio Darros.

Além do impresso semanal, O Semanário foi pioneiro na região, quando lançou o site de notícias. Hoje, segundo o diretor, o site recebe uma média de 40 mil visitantes únicos por mês.

Vereadores da Câmara de Rafard e ao centro, os homenageados com a Moção de Congratulações recebida
Vereadores da Câmara de Rafard e ao centro, os homenageados com a Moção de Congratulações recebida (Foto: Wanderley Alves)

A outra moção, oferecida pelo vereador Pedro Reinaldo da Rosa, foi entregue ao atual diretor de Indústria, Comércio e Habitação de Rafard, Emerson Ferreira, pelos serviços prestados frente à pasta na gestão municipal.

Ferreira também usou a tribuna e lembrou a importância do trabalho frente à pasta e a confiança e credibilidade que conquistou junto aos empresários e comerciantes do município. “A confiança e a parceria dos comerciantes e empresários de nossa cidade faz toda a diferença. São eles que me ajudam para que o trabalho possa dar certo. Fazer um bom trabalho é minha obrigação”, disse Emerson.

O diretor mencionou uma das conquistas mais recentes na área da Habitação, que foi a regularização e entrega de escrituras para 1.200 moradores, que aguardavam há anos os documentos de seus imóveis.

Projetos aprovados

Ainda na sessão, dois Projetos de Lei (PL), ambos de autoria do vereador Luís Fernando Zape, foram aprovados por unanimidade. Um deles, o PL 26/2021, dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação do questionário M-CHAT na Unidade de Saúde do município de Rafard.

A outra propositura, PL 27/2021, dispõe sobre a transparência dos Termos de Ajuste de Conduta firmados pela municipalidade, e dá outras providenciais.

Tribuna

Doca

O Desfile de Cavaleiros do último domingo (10), em Rafard, foi uma realização do Rancho do Cowboy, o qual está à frente o vereador Luiz Ferreira Brito (Doca).

Na tribuna, ele agradeceu aos apoiadores do evento, sendo entre eles, a Diretoria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, a Prefeitura Municipal, a Guarda Civil e Polícia Militar.

Depois o assunto ficou mais áspero, quando Doca citou a urgência em resolver o problema da retirada das raízes expostas das árvores da Praça Domingos Fontolan, onde segundo ele, uma moradora chegou a cair depois de tropeçar. Ele pediu seriedade e urgência na solução do problema.

Zape

O vereador Luís Fernando Zape comentou sobre os dois projetos de lei de sua autoria, que foram votados logo em seguida na sessão. Um deles, institui a obrigatoriedade do questionário M-CHAT, que, em caso de sancionada a Lei Municipal, passa a ser adotado pela Unidade de Saúde em atendimento às crianças com idade até 30 meses de vida.

Zape explicou, que com perguntas simples e objetivas, o questionário poderá ajudar na identificação precoce de crianças com possíveis suspeitas de comportamento autista.

O outro projeto de lei de sua autoria, trata da obrigatoriedade do Executivo em tornar público os termos de ajuste de conduta firmados com o Ministério Público. “São ações definidas em tratativas com o Ministério Público, que devem ser divulgadas para que se tornem de conhecimento público”, argumentou o vereador.

Pastor Rogério

Assim como os demais vereadores da Casa, Rogério Dias Rodrigues parabenizou o Executivo pela realização da tradicional Festa das Crianças. Ele lembrou a importância da retomada dos eventos de lazer, cultura e esportes.
Depois, o vereador seguiu para o assunto sobre obras. Ele falou sobre o bairro Lurdes Abel, onde foram iniciadas as obras de construção de calçadas e escadas para acesso ao bairro.

Em tribuna, o vereador alertou os demais vereadores da Casa para que acompanhem de perto estas obras, e que fiscalizem para que as mesmas não fiquem inacabadas.

Pedrinho

A invasão de capivaras no bairro da Bomba foi o assunto do vereador Pedro Reinaldo da Rosa. Segundo ele, à noite, estes animais estão invadindo o bairro e ficam nas calçadas e próximas às casas. Ele pediu providências e citou o risco de contaminação por carrapatos.

Pedrinho também pediu esclarecimentos sobre as obras da Estação de Tratamento de Esgoto, que segundo ele, já deveriam ter sido entregues e colocadas em funcionamento. O vereador afirma que ainda espera as respostas por parte do setor de obras da prefeitura.

Minçon

Rodolfo Minçon, que é vereador e também funcionário público, mencionou a realização da Festa das Crianças no último dia 12 de outubro. Ele parabenizou a todos os funcionários envolvidos na realização do evento.

O outro assunto, foi o lembrete aos munícipes sobre as inscrições para a castração de cães e gatos, que está marcada para o dia 25 de outubro. O vereador pediu atenção ao agendamento, para que o maior número de animais sejam castrados, evitando os maus tratos e abandono de filhotes nas ruas.

Fontolan

A falta do serviço dos Correios no município de Rafard vai levar o Legislativo a fazer uma Moção de Repúdio nas próximas semanas, foi o que afirmou o presidente da Câmara, vereador Alexandre Ferraz Fontolan.

“Já tivemos uma Moção de Apelo, mas agora vale uma de repúdio, pois a agência dos Correios de Rafard está ficando fechada e o município sem o serviço”, disse o vereador em sua fala na tribuna.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?