J.R. Guedes de Oliveira

Figura ilustre da região: Jacira Camasmie

Jacira Camasmie – Nascida em Capivari – SP, em 1916 (há 101 anos), filha de Helena e Jarjura Rachid Milan, imigrantes libaneses radicados na “Terra dos Poetas”.

Consta que o seu nome Jacira foi por sugestão de um índio, que prestava serviços aos seus pais, significando “inseto que produz mel”.

A mais velha de seis filhos do casal, aos 13 anos de idade foi estudar no internato Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu/SP, aprendendo, principalmente pela sua facilidade e inclinação, à feitura dos doces – que culminaram, mais tarde, na edição de seu livro “A Arte Culinária de Jacira Camasmie”, lançado in memoriam, pelos filhos Daisy e Roberto.

Ainda jovem, casa-se com Jaime Camasmie, com quem teve três filhos: Raul, Roberto e Daisy. Aproveitou os seus dotes caseiros para realizar diversos cursos de culinária, principalmente com a famosa culinarista Regina Salles, Contudo, Jaime veio a falecer em 1970 e, para enfrentar a situação, matriculou-se num curso do SENAC – Serviço Social do Comércio, ali vindo a conhecer a sua grande amiga Ala Szerman – pioneira da academia Spa no Brasil.

jacira-camasmie-figura-ilustre
Jacira Camasmie (Foto enviada pelo colunista)

Com enorme facilidade em fazer doces, acabou por enveredar por este caminho, criando uma verdadeira coleção de receitas, entre variados pratos nacionais e internacionais.

Aproveitou ainda o seu tempo, mesmo escasso, para ministrar aulas de culinária até o ano de 1994, quando faleceu. Aprendeu com o seu pai, Jarjura, a rigidez do ensino e do aprendizado para o enfretamento da vida e para as artes. Tanto assim, que foi pianista, bordadeira, costureira e exímia doceira.

Da sua mãe, a beleza da alma, a simpatia da vida, o amor para com os seus e a perene amizade dos que a cercaram sempre. Uma capivariana de fibra que, agora, nos 101 anos de seu nascimento, rendemos esta singela homenagem, na introdução desta obra tão importante como presente para a sua terra natal.

(Fonte: O Organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?