Rubinho de Souza

Geni Antunes Capóssoli

Geni Antunes Capóssoli – Professora de Educação Especial aposentada. Nasceu no dia 9 de junho de 1937, em Capivari – SP. Filha de João Antunes de Moraes fundador e primeiro Diretor Gerente da extinta Caixa Econômica Estadual de Capivari -SP e de Branca Silveira Antunes.

Estudou no Ensino Normal da E.E.Padre Fabiano José Moreira de Camargo em Capivari, formando-se professora. Especializou – se em Educação Especial para alunos Deficientes Mentais na Escola Estadual Carlos Gomes em Campinas – SP.

Em 23 de setembro de 1956 casou-se com Júlio Capóssoli Auditor Fiscal da Receita Federal filho do ex-prefeito Rosário Capóssoli, com quem teve 4 filhos: Júlio Capóssol Junior, Agnes Capóssoli, Valter James Capóssoli e Elis Antunes Capóssoli. Formando-se no ensino superior em Ciências e Letras na Faculdade Nossa Senhora do Patrocínio em Itu-SP e Pedagogia Administração Escolar na Faculdade ASMEC Ouro Fino-MG.

Aprovada no concurso de Língua Portuguesa. Foi a primeira Professora Efetiva de Educação Especial de Capivari, dando início em 1967 a classe especial para alunos Deficientes Mentais da Escola Estadual Augusto Castanho, até sua aposentadoria com 27 anos no magistério. Também foi a primeira professora de Educação Especial da APAE de Capivari, responsável por sua fundação na parte pedagógica e fez parte da primeira diretoria da APAE de Capivari. Capacitou e orientou as primeiras professoras voluntárias da APAE, com seus conhecimentos e fornecendo materiais essências para início das aulas. Indicando e orientando os pais de seus ex-alunos especiais mais comprometidos a matricularem seus filhos na APAE, formando as primeiras salas de aula.

geni-antunes-capóssoli-figura-ilustre
Geni Antunes Capóssoli (Foto enviada pelo colunista)

Sempre atuante e participando como voluntária, contribuinte de Associações, Entidades filantrópicas, Grupos de Serviços e Musicais de Capivari como: Centro do Professorado Paulista de Capivari fundadora membro atual da diretoria e professora do ano de 1999. Asas de Capivari participou e colaborou em seus trabalhos e projetos.

Faz, parte do Grupo Melhor idade, recebeu o título de Miss 3ª Idade de Capivari em 2002 . Membro atuante do Lions Clube de Capivari. Homenageada pelo município de Capivari como mulher Nota 10 em 2004. Participa do Grupo Musical criado pelo saudoso músico pianista Miguelito.

Com seus 83 anos de idade e sua alegria, contagia e encanta a todos com seu dom pela música tocando suas castanhola em apresentações, como festas, teatros e shows, ficando conhecida em Capivari e cidades vizinhas. Muito conhecida e respeitada pelo seu trabalho realizado como professora em Educação Especial.

É um exemplo de vida e orgulho para seus filhos, familiares e todos que a conhecem. Sempre comprometida com sua terra natal Capivari e participativa nos serviços pelo bem comum.

No dia 1º deste setembro de 2021, recebeu da unanimidade do Legislativo Capivariano, a Moção de Congratulações pelo que representa para a cidade e todos os seus munícipes.

Fonte: Agnes Capóssoli

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?