NotíciasRafard

Gestantes de Rafard receberão melhorias no atendimento

22/01/2016

Gestantes de Rafard receberão melhorias no atendimento

Trabalho com gestantes será realizado no consultório do antigo PSF

Agora, gestantes também serão atendidas pelo PACS (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Agora, gestantes também serão atendidas pelo PACS (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | Foi aberto em Rafard, na terça-feira, 19, o Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS), que será responsável também pelo atendimento direcionado de mulheres grávidas. Atualmente o PACS atende 800 famílias do Centro da cidade.
O trabalho com as gestantes será realizado no consultório do antigo Programa de Saúde da Família (PSF), duas vezes por semana, sempre às quartas e quintas-feiras, com horário pré-agendado.
A obstetra Karina Brugnerotto é a responsável pelo acompanhamento em consultório, realizando o pré-natal, e também em laboratório, com exames de rotina. Segundo dados da Saúde, cerca de 40 mães são atendidas em Rafard.
De acordo com o gestor do Instituto Ciências da Vida (ICV), Luís Francisco, o fato de especificar os trabalhos, com uma médica sendo responsável pelo acompanhamento e realização de exames, é uma grande vantagem, pois evita o sistema de atendimento por plantão, assim, humanizando o serviço prestado.
Outra questão a ser considerada na mudança foi o fato do espaço ser reservado exclusivamente às grávidas, possibilitando o atendimento prioritário que visa assegurá-las do risco de doenças como dengue, Zika Vírus, Chikungunya dentre outras. Com isso, as gestantes não precisam mais ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS), basta procurar o PACS, onde é feito o cadastro e se dá início ao pré-natal, com todo o controle feito por carteirinhas e sistema digital.
“Mesmo com as dificuldades por conta da queda de arrecadação, a administração segue investindo em Saúde. Como resultado, temos uma clínica odontológica totalmente reformada e com aparelhagem nova, uma Unidade de Saúde praticamente nova, construímos uma farmácia e agora estamos com o PACS, mais uma conquista para a cidade e um legado para as próximas gestões”, afirma o gestor.
A decisão, que foi tomada em conjunto pelo governo de Rafard, por meio da diretoria de Saúde, e pela ICV é classificada como reorganização de gestão, sem acarretar gastos para a administração, apenas melhorando e readequando o sistema de atendimento e beneficiando os pacientes e profissionais.
O prédio do PACS fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h e atende pelo telefone 3496-2752.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?