Rubinho de Souza

Lições que podemos tirar de 2020

O ano de 2020 que está para finalizar foi atípico em relação aos restantes que já vivemos, se levarmos em conta que desde os primeiros meses da pandemia, estamos sendo obrigados a conviver com uma série de restrições e hábitos que nem por sonhos imaginávamos ter que sofrer, por isso aproveito este espaço para chamar aos leitores à reflexão.

Pois, todos estamos durante o ano todo tentando nos adaptar à essa nova realidade, e nesse momento decisivo, devemos aproveitar para cultivarmos hábitos mais conscientes, por que hoje cada um dentro de seu círculo de relações vive apenas um dia após o outro e deve aproveitar para reaprender a se relacionar diante da nova realidade.

É preciso que usemos esse momento para aprendendo com os erros dos outros, mudemos nossos hábitos e nossa maneira de se relacionar, para enfim podermos melhorar o mundo em que vivemos.

Como assim melhorar o mundo, poderia alguém perguntar…

we-are-mask-fundo-do-bau
Foto enviada pelo escritor

Cuidando de si e dos seus, mas também cuidar do seu semelhante, afinal sua saúde e sua vida indiretamente pode depender da disposição e boa saúde do seu vizinho, do caminhoneiro, do lavrador, e até daquele que recolhe o lixo que você produz!

Vejamos que se refletirmos bem, a pandemia nos ensinou uma lição valiosa sobre empatia, pois depois dela teremos a oportunidade de expandir as nossas fronteiras de cuidado para além de familiares e amigos e ajudar até mesmo quem a gente nem conhece. Isso se chama solidariedade!

Com a redução das atividades do homem, as águas de todos os mares e rios do mundo, começaram a ficar mais limpas, e os canais da cidade de Veneza ficaram cristalinos e a qualidade do ar do planeta melhorou ao ponto de muitas vidas serem salvas, bastando olhar para o céu ao amanhecer para perceber a mudança.

Nos parece que a natureza quis nos mostrar que do jeito que o mundo caminhava, não ia dar para continuar e chamou nossa atenção para a missão urgente de cuidar do nosso planeta e, fazendo assim, cuidar de nós mesmos.

Penso que a lição mais importante que podemos tirar de tudo isso é que não podemos mais negligenciar a área da saúde e a ambiental, afinal, fazemos parte de um todo chamado Terra, que exige de todos nós um cuidado maior.

Diante disso, mais do que refletir, nós cidadãos, devemos agir, cobrando dos nossos governantes, maiores investimentos na área da saúde e medidas mais eficazes na área ambiental.

Evidente que o mundo não será mais o mesmo depois dessa crise, e esse novo cenário trouxe mudanças e inspiração para um novo estilo de vida, mais saudável e mais sustentável, onde vamos colher grandes benefícios pelas novas escolhas, se feitas de forma consciente.

Sejamos nós a mola propulsora dessas mudanças, deixando para trás velhos hábitos, ainda que seja difícil e exija dedicação e tempo. Olhemos o mundo e as pessoas ao nosso redor de forma mais amena, mudando os paradigmas que antes norteavam nosso comportamento, para que melhorando nosso círculo de relações, mudemos também nosso mundo!

Grato pela leitura caro amigo e grande e fraterno abraço!logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?