Rubinho de Souza

Notícia do Jornal “O Progresso, de 29 de outubro de 1945

Prosseguindo com a política de trazer ao amigo leitor notícias antigas retiradas do jornal “O Progresso” que ao meu sentir, agrada a maioria dos que prestigiam nossa coluna, desta feita transcrevo abaixo um artigo escrito pelo fundador do prestigiado periódico da época, cujos exemplares pela sua raridade, desperta a curiosidades dos mais antigos que sentem saudades desse tempo – assim como eu.

José Miguel Bósio, noticia a inauguração solene do majestoso edifício do “Círculo Operário Rafardense” e o “Lançamento da Pedra Fundamental” do Posto de Puericultura em Vila Raffard.

Vamos ao relato do Bósio, através do qual ele noticia o grande e solene acontecimento na pequena Villa Raffard:

“E, agora, vamos à festa.

25 de setembro. Dia Ensolarado.

A multidão fremente, entusiasta, dá realce e vida à nossa cidadinha.

Numerosos os visitantes.

Hóspedes distintos dando às solenidades grande destaque.

Começamos pela missa campal celebrada pelo rvmo. Presidente da Federação dos CC. OO. do Brasil – Pe.

Leopoldo Brentano, vindo especialmente da Capital Federal, com a presença da Corporação Musical Operária local.

Assentamento da 1ª pedra do Posto de Puericultura pelo ex-Governador Garcez, assistido pelo ex-Deputado Federal Novelli Jr., Pe. Leopoldo Brentano e Dr. Felipe de Menezes. Para a nova construção Miguel Simão Neto conseguiu, e já recebeu uma quota de Cr$ 150.000,00.

Em continuação, inauguração do prédio e sessão magna no palco do salão nobre, sendo diplomados como sócios beneméritos os srs. Prof. Garcez, Dr. Novelli Junior, Dr. Felipe de Menezes, Dr. Pierre Allain, Dr. Jacques Boud’hors, Dr. Roger Desmonts, Dr. Pierre Resmond, Dr. Wladimir Piatnitzky, com diplomas autenticados pelo ex-Governador. (Provavelmente haverá alguma falha, porque citamos de cór).

Fez o discurso de saudação aos ilustres hóspedes o poeta Silveira Rocha, orador oficial, que discorreu longamente de todos os percalços vencidos pelo intrépido Presidente do Círculo Operário Rafardense.

Em seguida, fala de improviso o Prof. Garcez, que disse contrariou uma deliberação tomada para estar conosco alguns instantes e felicitar o povo de Rafard pela inauguração dessa suntuosa sede do C.O.R. e testemunhar os esforços titânicos de Miguel Simão Neto, para levar a cabo essa construção.

Então rumou a multidão o Estádio Usina, onde foi servido um churrasco lauto e regado a chope.

Querendo ter uma ideia da sua magnitude, basta considerar que sete foram os bois consumidos neste churrasco.

Oferta da Usina Rafard, num gesto que bem caracteriza a fidalguia dos Diretores da “Société de Sucreries Brésiliennes” dignamente representados pelo digníssimo Diretor-Gerente atual Dr. Roger Desmonts.

Quase quinze horas quando, no Cine Paratodos, teve lugar a cerimônia da entrega de diplomas à turma de alunas formadas pela Escola de Corte e Costura do SESI em combinação com o C.O.R.”

recorte-o-progresso-circulo-operário
Foto enviada pelo colunista

Como podem concluir pela leitura do artigo do prestigiado Jornal “O Progresso” os diretores da usina sabiam valorizar os operários da Vila Rafard e seus moradores, prestigiando todos os eventos e empreendimentos que eram realizados em benefício do povo, haja vista seus esforços em melhorar sua cidadinha – como chamava o colunista Bósio.

Ainda hoje, numa visita que fiz ao particular amigo João Geraldo Quibao, eu perguntava a ele, o que havia acontecido com os homens de hoje, que não possuem mais aquela fibra que tinham os homens de antigamente.

Hoje, ninguém se mexe do lugar, se não for para levar alguma vantagem pessoal.

Tenhamos em mente que muitos legados que nos foram deixados, sequer estamos conseguindo preservar, quanto mais idealizar e pôr em prática os novos ideais…

Por hoje é só, mas semana que vem, se Deus deixar, eu volto. Abraço ao caro leitor.logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?