Colunistas

Politicaliente

Túlio Darros, jornalista e publicitário, diretor-proprietário do Jornal O Semanário

Sentiram minha falta. Quando dá tempo eu apareço para trazer as novidades dos bastidores da política. Como nesta semana teve sessão, destacamos alguns fatos e boatos do mundo político.

Vale mais – A vereadora Angela Barboza usou a tribuna para cobrar reajuste no salário dos motoristas do município, bem como o aumento no valor do ticket alimentação. Na plateia, o marido, Celso Barboza, que é motorista do Executivo, concordou e completou sobre a urgência de um concurso público para contratação de mais motoristas, levando em conta que alguns já aposentaram.

Falando em concurso – O prefeito Carlão Bueno confessou a este jornalista estar tendo problemas burocráticos para a realização do concurso público na cidade. Segundo ele, “a coisa não anda”. Coloca lenha nesse trem prefeito!

Aprovado – Angela também comemorou a aprovação de dois projetos de sua autoria, o que institui no calendário do município o Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fribromialgia e outro, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de pelo menos um terço dos professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica, também os de recreação infantil.

Não deu porque choveu? – Desta vez a chuva não foi a ‘desculpa’ utilizada pela demora na realização da operação tapa buracos no município. De acordo com o vereador Alex Santos, ouve um problema com a ganhadora da licitação e o contrato teve que ser passado para a empresa que ficou na segunda colocação. Vamos aguardar!

Taca-lhe pau – Alex usou a tribuna para ‘debuiá’ a usina Raízen pelos transtornos causados com o início da safra. O vereador cobra a limpeza das estradas, principalmente a avenida São Bernardo, e também auxílio para consertar o asfalto, que já está ficando danificado pelo tráfego de caminhões pesados.

Terceirização – Ao que tudo indica, o prefeito Carlão Bueno já estuda terceirizar o setor de água do município. Quem antecipou essa foi o vereador Daniel Teodoro, que completou dizendo que existem conversas com a Sabesp e Sanasa. O prefeito também confiou essa informação ao jornalista que vos fala, mas havíamos optado em manter sigilo por se tratar apenas de estudos. Será que agora é pra valer?

Imbróglio – Outro assunto não resolvido diz respeito ao convênio médico dos funcionários públicos municipais. Teodoro pautou a morosidade durante uso da tribuna livre. Analisando o portal da transparência, alguns gastos assustam. É melhor resolver logo mesmo!

Lembrança – Obrigado ao vereador Mário Severino e demais pelo reconhecimento aos 28 anos do jornal O Semanário, comemorado no dia 15 de maio. Que os seus votos contagiem todos os políticos da importância de manter uma imprensa forte e livre no município.

Flagrante – Severino denunciou o descumprimento da lei que regulamenta horários de carga e descarga de carros forte no município. O vereador flagrou o desrespeito à lei no Centro da cidade. Cadê a fiscalização? Ops, não tem fiscal… ou tem?

Estelionato eleitoral – Mário também se posicionou contra ao projeto que tramita para aumento de mandato de vereadores e prefeitos por mais 2 anos, para equiparar com as eleições de presidente, deputados e senadores. Por que será?

Dengue – Quando comentou sobre os casos confirmados de dengue no município e a nebulização nos bairros, o vereador Felipe Marchioretto não esperava que acordaria no dia seguinte com a triste notícia da primeira morte com suspeita de dengue em Rafard. Alerta vermelho para que as autoridades tenham consciência que é preciso campanhas constantes contra o mosquito transmissor da doença.

Preocupado com o trânsito – O vereador Alexandre Fontolan cobrou a construção de uma rotatória no Distrito Industrial, outra próximo à delegacia e melhorias na existente próxima ao almoxarifado municipal. Cobrança antiga e pertinente!

Tudo entupido – Outra reivindicação importante de Fontolan foi medidas urgente na rua 14 de Julho, que vem sofrendo com alagamentos em períodos de fortes chuvas. Segundo ele, as galerias em frente à escola estadual Jeni Apprilante estão todas interditadas pelas raízes das árvores.

Pessoal – Alexandre voltou apresentar requerimento de informações referente ao servidor público, Dalton Roberto Datti. Ele quer saber se o funcionário está desempenhando a função para qual foi contratado através de concurso público e informações sobre o motivo de estar recebendo mais que o dobro do salário base. Essa história ainda vai longe!

Não resolvido – O problema do mau cheiro no esgoto da avenida José Soares de Faria continua. É o que afirmou o vereador Wagner Bragalda durante uso da tribuna livre.

Fiscalização – Bragalda cobrou a fiscalização de duas casas fechadas na rua Marechal Deodoro e pediu atenção na rua Felício Vigorito, com casos registrados de dengue. Ele também pediu atenção na empresa desativada próxima ao almoxarifado, que podem servir de proliferação de escorpiões.

Triste, feio e sujo – Wagner denunciou a desorganização e a falta de espaço no cemitério municipal São Judas Tadeu. Segundo ele, recentemente uma família encontrou outro corpo no jazigo quando foi enterrar o familiar. O vereador disse que é necessário desapropriar a área de terra ao lado para expandir o cemitério. No Dia das Mães, foi triste presenciar o desrespeito e falta de manutenção, principalmente o mato no terreno vizinho, que ultrapassava a altura do muro. Se tem lei, é preciso aplicá-la para todos!

Treta – Bragalda esbravejou dizendo que ainda não engoliu a retirada do projeto de repasse de recursos para a Abaçaí pagar professores de projetos de dança, música e esporte. Ele também alertou que algumas pessoas terão que arcar com as ofensas desferidas contra a Abaçaí nas redes sociais.

Dizem por aí – O ex-prefeito César Moreira tem andado bastante pelas ruas de Rafard, conversado com a população e costurado alianças. Será que vem de novo?

Intercâmbio – Ouvi dizer que Dr. Guacyro, vereador em Capivari, estaria transferindo o título de eleitor para Rafard, com olhos nas próximas eleições municipais. Procede?

Só nomes – Angela Barboza, Márcio Minamioka, Dr. Guacyro, César Moreira, Léo Scarso, Carlão Bueno, Mario Severino, Alex do PT. Pense o que quiser!

Por hoje é só, semana que vem, se tivermos assunto e Deus permitir, voltaremos com mais informações. Bom fim de semana!

Por Túlio Darros, jornalista e publicitário, diretor-proprietário do Jornal O Semanário

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?