NotíciasRafard

Primeiro mutirão de combate à dengue movimentou o sábado em Rafard

26/02/2016

Primeiro mutirão de combate à dengue movimentou o sábado em Rafard

Prefeito, vereadores, servidores públicos, Rotary Club, Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e a população se uniram em prol da causa
Mutirão percorreu maioria das ruas da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Mutirão percorreu maioria das ruas da cidade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | No último sábado, 20, o Governo de Rafard, em conjunto da Câmara dos Vereadores e Rotary Club, organizou o 1º Mutirão de Conscientização e Ação Contra a Dengue. A ação ocorreu durante toda a manhã, com orientações e distribuição de materiais por toda a cidade.
A concentração teve início desde às 07h, em frente à Câmara Municipal e contou com a participação, dentre outros, do Prefeito de Rafard, César Moreira, do coordenador da Defesa Civil, Márcio Jacob, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tosca Carolina Scrocca Samblas, da conselheira tutelar Maria Helena da Cruz, de grande parte dos servidores públicos, incluindo chefes e diretores de departamentos, além da Guarda Municipal, Polícia Militar, do presidente da Câmara Municipal, Wagner Bragalda, e dos vereadores Luiz Antônio Ferreira Brito, Alexandre Fontolan, Daniela Parra e Angela Barboza.
No local, o chefe da Vigilância Sanitária do município, Celso Cerezer, realizou uma apresentação com alguns números referentes à dengue na cidade. Ele mostrou um rápido comparativo com anos anteriores e, sequencialmente, instruções de como proceder durante a ação. Após a apresentação, houve a divisão dos grupos, com agentes de saúde (líderes) para cada setor, além da distribuição do material a ser entregue nas residências e de um adesivo bottom que serviu como forma de identificação.
Com carros de som informando sobre o Mutirão, GM e PM acompanhando os profissionais e demais integrantes, o trabalho foi feito no sistema “casa a casa”. Os grupos foram subdivididos para facilitar o trabalho, sendo que o objetivo era orientar a população sobre os riscos das doenças transmitidas pelo vetor aedes aegypti, verificar (com a permissão do morador) os possíveis criadouros do mosquito e distribuir o material de divulgação, panfleto e adesivo
Em meio às visitas, os agentes preencheram um relatório que servirá de auxílio para as próximas campanhas.
“Por ser a nossa primeira experiência, eu acredito que foi muito válida. Pudemos visitar várias casas e alertar a população sobre os perigos da água parada e das doenças que o mosquito transmite. É importante que a população veja que estamos nos movimentando para evitarmos uma epidemia. Por isso reforço que a participação de todos é fundamental, seja agindo na orientação ou mantendo suas casas e terrenos sempre limpos”, disse César Moreira.
O presidente da Câmara, Wagner Bragalda, enalteceu a higiene e receptividade de boa parte dos munícipes e ainda explicou o porquê de algumas casas não terem sido visitadas.
“Vale relatar que a maioria dos munícipes foi muito receptiva, fato que ajudou muito em nosso trabalho. Porém, gostaria de citar que muitos terrenos estão sujos e algumas pessoas também não nos atenderam e, por isso, não pudemos visitar mais domicílios. Também quero explicar que devido ao número de pessoas que participaram e ao forte sol, o desgaste foi bem maior e, por conta disto, não conseguimos finalizar todas as casas previstas. Acredito que em uma próxima ação mais pessoas irão se mobilizar e conseguiremos completar toda a cidade”, registrou.
Quem participou da ação ainda recebeu água em uma caneca personalizada com o slogan da campanha: “Todos Juntos Contra a Dengue”.
Vale frisar que os trabalhos de orientação “casa a casa” e controle de criadouros, feitos pelos agentes da Saúde, seguem normalmente por todo o município.
Denunciar terrenos abandonados e possíveis focos do mosquito ajuda no trabalho dos profissionais. Para isso, o telefone da Vigilância Sanitária é (19) 3496-2168.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?