NotíciasRafard

Professor da USP doa acervo histórico ao museu municipal

06/04/2015

Professor da USP doa acervo histórico ao museu municipal

O rafardense Luiz Geraldo Mialhe entregou vários arquivos históricos sobre o município à Cidade Coração
Museu recebeu um CD com cerca de 290 fotos, livros que documentam parte da história do município, além de volumes da Enciclopédia Agrícola Brasileira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Museu recebeu um CD com cerca de 290 fotos, livros que documentam parte da história do município, além de volumes da Enciclopédia
Agrícola Brasileira (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Em visita ao museu da cidade, o rafardense e professor da USP Luiz Geraldo Mialhe doou, no início do mês passado, vários arquivos históricos sobre o município à Cidade Coração. Entre eles, estão: um CD com cerca de 290 fotos, livros que documentam parte da história de Rafard, além de volumes da Enciclopédia Agrícola Brasileira, os quais foram produzidos por professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e editados pela USP.

De acordo com a Prefeitura, cada arquivo contém um significado importante e entrelaça a história com a vida do município, por meio daqueles que o produziram. As fotos, por exemplo, foram digitalizadas com o respectivo catálogo impresso referentes a diversos temas entre 1937 e 1950 – período em que a cidade ainda não havia sido emancipada – pelo senhor Louis Emile Mialhe, que na ocasião era chefe das lavouras da Usina Rafard.

Outros dois livros também ganham destaque: Cidadãos de dois mundos, do professor Jorge Luis Mialhe (neto de Louis Emile Mialhe), da Unesp-Rio Claro, que fala sobre a participação francesa na economia sucroalcooleira de Rafard, Porto Feliz e Piracicaba, e outro do professor Theodoro de Martins Peixoto, nascido no Sítio Graminha, em Rafard, que descreve os costumes da vida rural no início do século passado, especificamente na região da Fazenda São Bernardo.

“Sou muito grata ao professor Luiz Mialhe. Os anais são de excelente qualidade e contribuirão muito para o aprendizado de todos. Espero que esta iniciativa se propague e possamos conhecer ainda mais o quão bela é a memória de nossa cidade”, agradece a diretora de Cultura, Esporte e Turismo, Evani Santos.

O professor da USP enfatizou os dizeres da diretora de Cultura. “Como nasci em Rafard e minha família teve uma participação relativa na vida rafardense, nos colocamos à disposição para colaborar no que for possível, em especial no resgate do histórico dessa boa terra”, afirma Mialhe.

A Prefeitura informou que todo o acervo será organizado e catalogado para estar à disposição da população. Também fazem parte do novo ficheiro diversos livros adquiridos junto à Secretaria de Estado da Cultura.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?