NotíciasRafard

Raízen constrói tela para conter bagaço de cana

27/06/2014

Raízen constrói tela para conter bagaço de cana

Usina produz três mil toneladas do resíduo por dia; obra visa evitar que o subproduto se espalhe pela cidade
Feita de sombrite, tela de contenção tem 15 metros de altura, 75 de extensão e 15 postes de sustentação (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Feita de sombrite, tela de contenção tem 15 metros de altura, 75 de extensão e 15 postes de sustentação (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

RAFARD – A Raízen construiu recentemente uma tela de sombrite para evitar que o bagaço da cana, utilizado na produção de açúcar, etanol e energia, se espalhe pela cidade prejudicando a população. Com 15 metros de altura, 75 de extensão e 15 postes de sustentação, a proteção tem capacidade para conter pelo menos quatro toneladas do resíduo e foi feita depois que a empresa recebeu algumas reclamações de munícipes.

“O vento quase nunca sopra para a cidade. No entanto, teve uma quarta-feira que ele inverteu e nós recebemos reclamações. Foi aí que decidimos parar e avaliar o que poderíamos fazer para impedir que esse problema se repetisse”, conta o gerente administrativo da unidade de Rafard, Lázaro Martins. Capaz, ainda, de reduzir a insolação do ambiente, os sombrites são mais comuns em estacionamentos e até casas.

O bagaço da cana-de-açúcar é gerado durante o processamento de extração do caldo. Em seguida, ele é enviado à caldeira, a fim de originar o vapor, o qual, por sua vez, produz energia. “Depois, com a parte mais ‘pobre’ do vapor, o chamado ‘vapor de escape’, é feito o cozimento e a oxidação para produzir açúcar e etanol”, explica Rosivaldo Bresciani, gerente industrial da unidade.

Por dia a Raízen produz, em média, três mil toneladas de bagaço em Rafard. Além disso, a indústria canavieira origina outros dois subprodutos: a vinhaça e a torta de filtro. “A vinhaça é resíduo da oxidação: a gente manda para a destilaria um produto com 10% de álcool e 90% de vinhaça. Após a extração do álcool, a vinhaça é enviada à lavoura para que seja feita a fertirrigação do solo”, detalha Bresciani.

Segundo ele, o procedimento consiste em “pegar os sais que vêm junto com a cana e devolvê-los para a cana crescer outra vez”. Igualmente, o “lodo” resultante da purificação do caldo passa por um novo processo de filtragem, a fim de extrair o açúcar ainda existente. Feito isso, esse “lodo” seca, dando origem à torta de filtro, que também é utilizada como fertilizante “tanto no plantio, como no trato”, fechando o ciclo.

Foto: Túlio Darros/O Semanário
Raízen é líder em energia renovável no Brasil (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Indústria canavieira

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), o Brasil é o maior produtor de cana do mundo, destacando-se dentre os demais países como o primeiro produtor mundial de açúcar, responsável por 25% da produção e 50% das exportações, e o segundo produtor mundial de etanol, com 20% da produção mundial e das exportações.

Atrelada a isso, a Raízen é líder em energia renovável no país, com atuação em todas as etapas do processo: cultivo da cana; produção de açúcar, etanol e energia; comercialização; logística interna e de exportação; distribuição e varejo de combustíveis. Com 24 unidades, produz dois bilhões de litros de etanol por ano, quatro milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica.

Pedido atendido

De acordo com a Prefeitura de Rafard, a tela de proteção foi construída a pedido do prefeito César Moreira (PMDB) e do vice Carlos Roberto Bueno (PPS). A dupla visitou a obra recém-concluída na terça-feira, 24, para verificar pessoalmente as melhorias. Segundo eles, no período de entressafra, além da sombrite, a pilha será coberta por uma lona, a fim garantir a permanência do bagaço no perímetro da unidade.

tela-contencao-bagaco-3
Usina produz, em média, três mil toneladas de bagaço por dia (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?