NotíciasRafard

Raízen prevê gerar até 60 milhões de toneladas de cana

22/05/2015

Raízen prevê gerar até 60 milhões de toneladas de cana

Safra 2015/16 iniciou dia 1º de abril; comercialização de açúcar pode chegar a 4,4 milhões de toneladas
Na última safra, empresa moeu 57,1 milhões de toneladas de cana (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
Na última safra, empresa moeu 57,1 milhões de toneladas de cana (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

RAFARD – As 24 unidades de produção de açúcar, etanol e cogeração de energia da Raízen totalizaram 57,1 milhões de toneladas de cana durante a última safra, segundo dados divulgados pela empresa. Deste número, aproximadamente 51% corresponde a origem própria, contra 49% de fornecedores. A previsão da Raízen é que para a safra de 2015/16 as usinas gerem entre 57 e 60 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Questionada sobre Rafard e Capivari, a empresa informou que não divulga produções individuais, mas ressaltou as ações realizadas regionalmente, principalmente pela Fundação Raízen – criada há mais de dez anos com o objetivo de oferecer qualificação profissional, educação e cidadania por meio de projetos que já beneficiaram mais de 3.500 alunos e cerca de 530 mil pessoas.

“Destacamos a realização de mais uma edição do Curso de Almoxarife, em Rafard, e a apresentação ‘Sons de Natal’, da Orquestra Filarmônica Jovem de Piracicaba, que animou as cidades da região.” No ano passado, a Fundação também exibiu, em Capivari e outros municípios, o espetáculo “De Olho nas Estrelas”, para alunos de escolas públicas.

Além disso, a empresa mantém o programa “Cultivar”, que visa estreitar o relacionamento com os fornecedores de cana, possibilitando o compartilhamento de conhecimento e contribuindo para melhorar ainda mais os resultados dos parceiros da companhia. De acordo com o gerente de Fidelização da Raízen, Peter Von Lasperg, a campanha “reforça o compromisso com o crescimento dos fornecedores”.

Joint venture entre Cosan e Shell, a Raízen teve a safra oficialmente iniciada no dia 1º de abril. Com relação à comercialização de açúcar, a empresa tem como projeção um volume entre 4,2 e 4,4 milhões de toneladas. Já a meta para as vendas de etanol permanece a mesma do último ano-safra: 1,9 a 2,1 bilhões de litros. Quanto à venda de energia elétrica, a companhia espera algo de até 2,3 milhões de Mwh.

Relembre

Em janeiro, a Raízen alegou ociosidade na produção e escassez de matéria-prima na unidade Bom Retiro, em Capivari, e demitiu 250 funcionários que atuavam na parte industrial da usina. As atividades vão ficar suspensas por dois anos, com exceção do setor administrativo, que conta com 506 colaboradores e segue no acordo com fornecedores, segundo a empresa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a quebra na safra de cana em todo o estado é decorrente da estiagem na região Sudeste. A falta de chuva puxou a queda de 9,9% na produção industrial de São Paulo em novembro de 2014, em relação ao mesmo período em 2013. Foi a mais intensa desde julho de 2009, quando houve retração de 10,6%.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?