Colunistas

Respeito à todos e a tudo

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

A ordem e disciplina fazem parte do respeito que devemos ter, demonstrando a boa educação recebida dos nossos pais, seguida dos ensinamentos colhidos nos bancos escolares reforçado com o serviço militar.

Infelizmente no Brasil, como se pode notar, muitas pessoas embora tenham até aprendido, não o praticam, desrespeitando leis e regulamentos e principalmente, os seus semelhantes.

Assim está acontecendo referente ao trânsito; ao nosso Hino Nacional e nossos Símbolos, em especial com a Bandeira Nacional e pessoas, o oposto do verificado, anos atrás, a partir do Curso Primário nos Grupos Escolares, época em que, ao nos despedimos a caminho do educandário, nossa mãe nos advertia:” Trate todos com respeito, dos seus colegas aos funcionários e os professores.”

Pela manhã, beijando a mão, tomávamos a benção dos nossos pais e cumprimentávamos nossos irmãos, repetindo a noite antes de nos recolhermos para dormir. Durante as refeições, nos servindo sem exagero, colocando sobre a mesa apenas as mãos, não se conversava e ao nos levantar, não deixávamos a cadeira afastada.

Jamais interferíamos em assuntos alheios, aguardado calados, em caso de se transmitir algum recado, a oportunidade para fazê-lo.

Com a transição notada em todos os setores do cotidiano, guardadas as devidas, porém raras exceções, atualmente a boa educação não está mais sendo observada, a começar pela mudança do tratamento de senhor e senhora para você, até entre filhos e pais. Para nós, um absurdo!

No setor político, embora inicialmente usando a protocolar expressão “Vossa Excelência”, Senadores, Deputados e Vereadores, em defesa de sua opinião, ofendem seus opositores com palavras de baixo calão, não raros os desforços físicos, demonstrando falta de bons princípios.

Como um belo exemplo de obediência às regras previstas na boa educação moral e cívica, isentada a hierarquia militar, o General do Exército (quatro estrelas, posto máximo) Hamilton Mourão o Vice-Presidente da República Brasileira, ao ser inquirido sobre o ato de prestar continência a um subalterno seu, Capitão reformado do Exército, respondeu: ”Não estou prestando continência ao Capitão, mas ao Presidente da República e Chefe das Forças Armadas”.

Isso deve ser observado, em todos os setores militares e civis.

Em nosso caso, jamais suportando os atos, as imagens e os pronunciamentos do Lula e Dilma, quando Presidentes da República, eleitos pela vontade do povo e no desempenho de suas funções, usando do devido respeito, jamais a eles nos referimos com palavras ofensivas, desrespeitosas. Essa atitude não deve ser privilégio de ninguém, mas dever de todos.

Cidadania

Estamos reiterando junto a Secretaria da Saúde, o pedido de desinfecção dos canais de esgoto, das praças e ruas, com a aplicação de veneno contra os pernilongos causadores da dengue, além do alerta à população sobre o risco de contrair o mortal hemorrágico. É isso.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?