Rubinho de Souza

Rinaldo Palace 1948-2004

Há algum tempo, em conversa o meu amigo João Geraldo Quibao, nós falávamos de cidadãos que para cá se mudaram, e adotaram a nossa cidade para aqui ficar e empreender e que assim como os daqui, também deviam ser homenageados. No mesmo instante, Geraldo se lembrou de Rinaldo Palace, e discorreu sobre seus feitos como cidadão e como empresário, e sua contribuição para a cidade Coração, ao se empenhar para trazer uma escola Senai para cá.

Assim, nasceu a ideia de juntos buscarmos informações para fazermos uma justa – ainda que singela – homenagem a quem muito contribuiu para elevar o nome de nossa cidade.

Rinaldo Palace, nasceu na cidade de Santo André-SP, aos 08 de janeiro de 1948, filho de família simples, composta pela mãe Neide e seu irmão Jerônimo. Ainda muito criança começou a trabalhar. Aos 07 anos de idade já trabalhava para ajudar na renda da família.

Logo que completou os 14 anos de idade, recebeu um convite de um tio para conhecer os cursos técnicos profissionalizantes do SENAI, sendo aluno da “primeira turma” do SENAI, sediado em São Bernardo do Campo.
Foi nessa escola “SENAI” que Rinaldo descobriu sua aptidão, e que se tornou sua profissão ao fazer vários cursos como: interpretação de desenho mecânico, ferramentaria leve, pesada e desenvolvimentos de moldes para injeção.

Rinaldo casou-se com Cleide Palace, com quem teve 03 filhos: Rinaldo Palace Junior, Renata Palace e Rodrigo Palace.

Teve seu primeiro emprego com carteira registrada numa grande montadora de veículos pesados na cidade de São Bernardo do Campo, onde atuou por mais de 10 anos como torneiro mecânico de manutenção, e onde viria alguns anos mais tarde, se tornar chefe do setor de manutenção.

Idealista e dotado de elevado espírito empreendedor, Palace deixou seu emprego estável, para investir no sonho de ter seu próprio negócio e se tornar empresário no setor onde atuava.

Foi com essa força que move homens que tem no sangue o empreendedorismo, que em 1980 Rinaldo fundou a empresa Impal Indústria Metalúrgica Palace Ltda, na cidade de Diadema-SP, cuja empresa iniciou suas atividades no ramo de manutenção de ferramentas e moldes para fabricação de peças para linha automotiva e máquinas.

Depois de passar por muitos contratempos, tais como, assaltos, greves patrocinadas por sindicatos, entre outros problemas, ocorridos no ano de 1987, é que Rinaldo pensando em sua empresa, mas também buscando qualidade de vida e tranquilidade, ao receber um convite de um amigo empresário da cidade de Salto-SP, resolve se mudar para o interior.rinaldo-palace-destaque

Foi aí que, após 01 ano, depois de analisar o mercado, o empresário Rinaldo Palace, chegou à pequena cidade de Rafard-SP, onde incentivado pela boa acolhida, fez com que aqui instalasse sua empresa no ano de 1988, após conseguir um terreno no distrito industrial, local onde iniciou as obras da empresa e onde permanece até os dias de hoje.

Após sua mudança para o interior, mais precisamente no ano de 1994 Rinaldo se tornou diretor-representante do município na FIESP e CIESP, chegando a assumir o cargo de diretor regional do CIESP na cidade de Indaiatuba-SP.

Incomodado com a dificuldade em conseguir mão de obra qualificada no município de Rafard e Capivari, Rinaldo, sem medir esforços, e também pensando em melhorias para o município, começou a buscar parceiros para sua ideia, dentro do CIESP onde era membro da diretoria, para trazer uma escola SENAI para Rafard.

Pensando, não somente em si e sua empresa, mas no bem que traria aos outros empresários e também pensando no desenvolvimento cultural, social e profissionalizante da cidade, não desistiu de seus objetivos até que se consumasse a vinda de uma Escola SENAI para a cidade de Rafard.

Sempre em busca de novos empreendimentos, no ano de 1999, Rinaldo comprou um sítio chamado de Sítio Bicho de Pé, visando explorar atividade de turismo rural e montar um centro de eventos para atender o nosso município.

No ano de 2004, o empresário, cujo lema era: “Nunca desista de seus sonhos, pois, se eu consegui, você também é capaz”, e que com esse dístico, realizou os seus sonhos, e ainda proporcionou progresso à nossa cidade, infelizmente veio a falecer, deixando um grande legado de realizações, passando para os seus filhos a responsabilidade de dar continuidade aos seus ideais, sonhos e realizações.

O dístico, muitas vezes repetido pelo empresário Rinaldo Palace como seu lema de vida, ficará para sempre registrado na memória dos amigos mais próximos, parentes e muito mais dos seus filhos, e até de alguns que não acreditaram na realização de seus sonhos, os quais, ele defendia com convicção de que tudo se realizaria um dia, bastando para isso apenas correr atrás, como sempre dizia.

(Biografia do Empresário Rafardense: Rinaldo Palace – a quem rendemos nossas homenagens – escrita por seu filho Junior Palace a pedido de João Geraldo Quibao, a quem agradecemos).logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
>>1XBET
>>JADE