Rafard

Seu primeiro compromisso deste sábado: doar sangue

A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias.
O Hemonúcleo Piracicaba distribui componentes sanguíneos para vários hospitais e precisa em média de 60 a 80 doadores de sangue por dia. São inúmeras as situações que requerem transfusões de sangue: cirurgias, vítimas de acidentes e transplantes são algumas dessas situações.
Em algumas cidades do Estado, o número de doadores vem diminuindo a cada campanha, e Rafard tem acompanhado esta estatística negativa, registrando baixa quantidade de bolsas de sangue nas últimas campanhas.
A cada minuto muitas bolsas de sangue são utilizadas e com um gesto simples como a doação de sangue ou a sensibilização de pessoas que podem doar. “Você pode doar! Entre para esta corrente e ajude a salvar vidas!”, convoca o Hemonúcleo.
Em Rafard, a 13ª Campanha de Doação de Sangue acontece neste sábado, 5 de outubro, na Unidade Mista de Saúde.
Com apoio de entidades, como o Rotary Club, que tem se mobilizado para ajudar na divulgação, é esperada um número maior que as campanhas anteriores. “A contribuição de todos é muito importante para mantermos o estoque necessário às necessidades dos hospitais que atendemos. Não é preciso um motivo especial para doar sangue. Não importa a razão, após a doação você se sentirá bem sabendo que ajudou alguém”, destacou o Hemonúcleo Piracicaba.
Para doar é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 (menores de 18 anos devem estar acompanhados com o pai ou responsável legal) e 67 anos (se for a primeira doação a idade limite é 60 anos); Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos; Pesar no mínimo 50 Kg.; Estar descansado; repousar no mínimo 6 horas na noite anterior; Apresentar documento oficial com foto, preferencialmente RG.
As recomendações para o dia da doação são: não doar sangue em jejum, tomar café da manha leve, evitando alimentos gordurosos; Repousar mínimo de 6 horas na noite anterior; Não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior a doação; Evitar o fumo por pelo menos 2 horas antes da doação.
Não podem doar sangue, quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade; quem estiver com gripe, febre ou infecção; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; portadores de doenças crônicas (Ex: Diabetes em tratamento, problemas cardíacos graves, Epilepsia (convulsões)); pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses; aqueles que realizaram exames endoscópicos nos últimos 6 meses (após este período é liberada a doação).
O Hemonúcleo explica que quem não tiver disponibilidade de participar da campanha em sua cidade, pode procurar o Hemonúcleo em Piracicaba e fazer a sua doação, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Avenida Independência, 953 (Santa Casa). Mais informações: 19 3422-2019 ou 3417-5000.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?