NotíciasRafard

Técnicos orientam produtores em relação a procedimentos em áreas degradadas

11/11/2016

Técnicos orientam produtores em relação a procedimentos em áreas degradadas

agro

RAFARD | Na quarta-feira, 09, os técnicos Márcio Jacob Hessel, chefe de departamento de Agricultura e Pecuária, Décio Leite, Chefe da Casa de Agricultura de Rafard, e o Engenheiro Agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Denis Herisson da Silva, estiveram no Sítio Santo Antônio, bairro Santa Lídia, orientando produtores a respeito de como proceder em áreas rurais afetadas pelas chuvas.
Na ocasião, técnicos e produtores deram sugestões e levantaram possiblidades quanto a uma área erosiva (chamada voçoroca), local em que há grande dificuldade para plantio devido à falta de nutrientes no solo.
Após uma análise superficial do terreno, foi indicada a necessidade de uma análise de solo, possibilidade de subsolagem (operação mecanizada, tradicionalmente utilizada pelos agricultores antes do preparo do solo na descompactação de camadas adensadas) e mudança no sistema de escoamento de água, de modo que diminua a erosão no local. Feitos estes procedimentos, aí o proprietário iniciará o trabalho de fertilidade do solo e manejo de nutrientes.
Para tais procedimentos, Décio e Denis orientaram os produtores sobre a possibilidade de adesão de alguns programas Governamentais, como o Integra SP (Integração Lavoura, Pecuária, Floresta e Recuperação de Áreas Degradadas), que tem por objetivo recuperar, nos próximos anos, 300 mil hectares de áreas de pastagens degradadas pelo excesso de pastoreio e erosão, estes, através de fundos perdidos pelo Governo do Estado e financiamento (com juros de 02% ao ano) para os produtores.
“Estamos sempre buscando levar conhecimento e facilitar a vida do agrônomo e pecuarista de Rafard e região. Graças ao trabalho conjunto entre Prefeitura de Rafard, Casa de Agricultura e CATI, o produtor está cada vez mais munido de informação e com maior rentabilidade em negócio local”, afirmou Jacob.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?