Rubinho de Souza

Vittório Ítalo Talassi

jornal-o-progresso-fundo-do-baúVittorio Italo Talassi – segundo informações e conforme certidões enviadas por um de seus bisnetos – nasceu na Comunidade de Sermide, Província de Mantova, no dia 23 de junho de 1860, sendo batizado no dia seguinte ao seu nascimento.

Ainda na Itália, com a idade de 26 anos, contraiu matrimônio com Florinda Maria Dallolio, que tinha 19 anos e era natural de Ferrara, sendo o casamento realizado em 14 de fevereiro de 1886, também na Parochia de Sermide, na Diocese de Mantova.

Seis meses depois, casou-se no civil, no dia 22 de agosto de 1886, ainda morando na Itália, também na cidade de Sermide.

Não se sabe precisamente quando o casal veio para o Brasil, mas o que se tem notícia, é que vieram morar em Vila Rafard, na época que nossa cidade pertencia à cidade de Capivari, e aqui tiveram oito filhos, sendo Humberto Primo, Humberto Secondo, Ludovico, Oscar, Ludovica, Paula, Maria, e finalmente, Antônia Talassi, que nasceu em 13 de junho de 1907.

Antônia Talassi casou-se com Antônio Ferreira no dia 21 de fevereiro de 1925 em Capivari/SP, e dessa união, nasceram os filhos, Renato, Marina, Antônio Filho, Dolores, e Martha.

O cidadão italiano Vittorio Ítalo Talassi e sua esposa Florinda Maria Dallolio, ao mudarem-se para a Vila Raffard, adquiriram uma chácara, e ao ficarem sabendo que o Prefeito de Capivari Mário Bernardino de Campos por ordem do Interventor Federal, Dr. Fernando Costa dizia da necessidade de se construir uma escola para ensino educacional das crianças que aqui residiam, o casal num bonito gesto, resolveu fazer a doação da chácara de propriedade deles, para construção da entidade de ensino.

Era de conhecimento dos pais dos alunos, que o Prof. Salvador de Morais havia oito anos se empenhava em encontrar o local e terreno adequado, e qual não foi a surpresa dos moradores, quando souberam que o casal Vitório e Florinda, haviam de comum acordo resolvido doar o terreno que possuíam que tinha uma área de quase 5.000 metros quadrados para a construção da tão sonhada escola.

E assim foi construído o Grupo Escolar de Rafard, e onde hoje está instalada a ‘Escola Prof. Luís Grellet’. O doador do terreno infelizmente faleceu, não chegando a ver os frutos de tão nobre gesto, que muito contribuiu e ainda contribui, para a educação dos jovens Rafardenses, mas muitos de seus netos tiveram o privilégio de lá poder estudar, e sua neta Yolanda Baldo Siqueiros chegou até mesmo lecionar na referida escola…

Em 1º de outubro de 1944, o jornal “O Progresso” noticiou dando destaque à doação feita por Vitório e Florinda, e posteriormente, o Prefeito de Capivari à época por Decreto-Lei Municipal nº 64.1944, declarou o jazigo de Vitório como “gratuito e perpétuo” em homenagem póstuma e ainda colocou o seu nome na rua onde se localiza a referida instituição escolar construída.

O benemérito cidadão Vitório Talassi faleceu aos 27 de julho de 1944, com 84 anos de idade em Rafard, na época ainda Distrito de Capivari, conforme confirma a Certidão de Óbito enviada por seu bisneto Geraldo José Ferreira Sampaio – hoje Coronel R1 do Exército Brasileiro, a quem são dados todos os créditos, visto que, sem sua preciosa colaboração, a biografia do inesquecível Vitório Talassi, não seria possível.

Grato por nos prestigiar com sua leitura. Fraternal abraço.logo do fundo do baú raffard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?