Geral

Religião – Constituição dogmática sobre a Igreja – 1

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

O Concílio Vaticano II aprovou o Documento sobre a Igreja nem sua terceira sessão que foi de 14 de setembro a 21 de novembro de 1964. Os votantes foram 2.156 Padres Conciliares, sendo aprovado por 2.151 votos a favor e 05 votos contra. O Papa Paulo VI e os Padres Conciliares promulgaram o documento em 21 de novembro de 1964. A Constituição Conciliar chamada Lumen Gentium (= Luz dos Povos) tem oito capítulos e sessenta e nove parágrafos.
O primeiro capítulo fala sobre o mistério da Igreja. O Concilio quer explicar a natureza e a missão da Igreja. A Igreja recebeu de Jesus Cristo a missão de anunciar e estabelecer o Reino de Deus. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi enviado a Igreja para que ela fosse santificada. Os fiéis formam um só corpo em Cristo. Na edificação do Corpo de Cristo há diversidade de membros e de funções. Cristo é a cabeça desse Corpo. A Igreja é formada por dois elementos: o divino e o humano. Mas constitui uma realidade única e complexa.
O capítulo dois trata do povo de Deus. Cristo veio fazer uma nova aliança com os homens e as mulheres fazendo daqueles que o seguem um novo povo. Através do oferecimento da Eucaristia, da recepção dos sacramentos, da oração e do testemunho de vida todos os fiéis exercem o sacerdócio. Todas as pessoas são chamadas ao povo de Deus. Cada povo contribui com os seus dons particulares.
Não se salvam os que, sabendo que Deus fundou a Igreja como necessária a salvação, se recusam a entrar ou a perseverar nela. Também não basta pertencer à Igreja se não se pratica a caridade. Mesmo os catecúmenos que se preparam para ingressarem na Igreja pelo Batismo, já fazem parte dela pelo desejo.
Quanto aos não católicos, a Igreja reconhece unida a todos os que são batizados, mesmo que não professem integralmente a fé ou não estejam unidos ao Papa. A Igreja reza, espera e exorta seus filhos e filhas para que se purifiquem a fim de que haja a união das Igrejas.
Aqueles que desconhecem a doutrina cristã, mas buscam a Deus, estão também destinados a fazerem parte do povo de Deus. A Igreja se esforça em anunciar o Evangelho, assimilando os valores de cada povo. Cumprindo assim o mandato de Jesus Cristo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?