DestaquesRafard

Abaçaí inaugura ‘Sala Tarsila’ e apresenta uma ‘nova’ Fazenda São Bernardo

Representantes das mais diversas áreas de 9 municípios participaram de ‘café caipira’ e conheceram mudanças realizadas no espaço

Tarsila de Aguiar do Amaral, internacionalmente conhecida como Tarsila do Amaral ou simplesmente Tarsila. Uma das principais artistas modernistas da América Latina, descrita como ‘a pintora brasileira que melhor atingiu as aspirações brasileiras de expressão nacionalista em um estilo moderno’, viveu na Fazenda São Bernardo, em Rafard, até os 6 anos de idade.

Para comemorar os 135 anos do nascimento de Tarsila, na quarta-feira, 1º de setembro, a Abaçaí Cultura e Arte, proprietária da Fazenda São Bernardo, recebeu autoridades, secretários municipais e representantes de entidades ligadas à pessoa com deficiência de diversas cidades, para um café caipira no casarão.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, esteve presente para conhecer a fazenda e discutir políticas públicas com os presentes.

Na ocasião, o diretor cultural da Abaçaí, Toninho Macedo, apresentou as reformas realizadas no casarão e também na capela. “Desde que assumimos a fazenda, estamos trabalhando para tornar o local mais acessível”, ressaltou.

café-caipira-fazenda-são-bernardo-rafard-abaçaí
‘Café caipira’ reuniu representantes de 9 cidades (Foto: Túlio Darros)

Depois do ‘café caipira’, os convidados participaram da inauguração da ‘Sala Tarsila’, um espaço do casarão dedicado a contar a história da artista, com algumas fotos e réplicas de obras. A solenidade contou com a presença da sobrinha bisneta de Tarsila, Cecília do Amaral, que passou a integrar recentemente a equipe da Secretaria de Cultura de Capivari.

Foram registradas as presenças de autoridades, secretários e pessoas ligadas à Cultura e outras áreas, dos municípios de Piracicaba, São Paulo, Pedra Bela, Rio das Pedras, Santa Bárbara d’Oeste, Mombuca, Elias Fausto, Capivari, além dos anfitriões rafardenses.

Outro espaço inaugurado pela Abaçaí está localizado dentro da Capela de São Bernardo. O Império do Divino foi montado em uma sala, atrás do altar da capela.

sala-tarsila-fazenda-são-bernardo-rafard
Toninho Macedo apresenta espaço para a secretária de Estado, Célia Leão, e convidados, entre eles, a sobrinha bisneta de Tarsila, Cecília do Amaral, e o vice-prefeito de Rafard, Wagner Bragalda (Foto: Túlio Darros)

Para encerrar a apresentação das novidades na ‘nova’ Fazenda São Bernardo, Toninho Macedo convidou os presentes a conhecerem a ‘Quitanda da Lula’, um espaço criado para atender turistas e também servir como ponto de encontro para ciclistas, cavaleiros, gaioleiros, jipeiros e outros grupos, que passeiam pela fazenda aos fins de semana.

“Inicialmente, o espaço atenderá aos sábados e domingos, das 9h às 19h, com a venda de pastel, bolos caseiros, pão de queijo, café, caldo de cana e bebidas, tudo preparado no fogão a lenha construído pelos próprios moradores da fazenda”, explica Macedo.

Em 2023, a organização social Abaçaí Cultura e Arte, comemora 50 anos de fundação. Durante a pandemia da COVID-19, as atividades e eventos na Fazenda São Bernardo ficaram suspensas, no entanto, as mudanças no casarão e no entorno do espaço são conquistas surpreendentes.

Moradores da fazenda vão atender turistas, inicialmente, aos fins de semana, com delícias na ‘Quitanda da Lula’
Moradores da fazenda vão atender turistas, inicialmente, aos fins de semana, com delícias na ‘Quitanda da Lula’ (Foto: Túlio Darros)

Pés de primavera, jerivás, ipês e mudas de pitaia tornam o espaço mais amigável e colorido para receber os turistas. O entorno recebeu o plantio de dezenas de mudas e em outros espaços, ganhou bancos de eucalipto, esculpidos pelos próprios moradores.

É um importante passo para fomentar o turismo no local, envolvendo os moradores e incentivando à produção de produtos artesanais. Com esse pontapé, fica fácil enxergar o potencial turístico da Fazenda São Bernardo como um ponto de partida para colocar Rafard de vez no Mapa do Turismo do Estado de São Paulo.

Abaçaí apresentou melhorias na acessibilidade da fazenda
Abaçaí apresentou melhorias na acessibilidade da fazenda (Foto: Túlio Darros)

Agenda Tarsila

Em evento quase simultâneo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou na quarta-feira (1), a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922.

A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista, como Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral.

“Uma data da importância da Semana de 22 precisa ser celebrada ao longo de um período significativo, suficiente para que muitos eventos aconteçam”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão. “Nós vamos ampliar cada vez mais a oferta de serviços e a programação da Agenda Tarsila. Ela estará disponível até dezembro de 2022 e depois ficará como um registro da celebração do centenário”, disse.

O projeto disponibilizará ainda conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

“São Paulo sempre esteve na vanguarda deste movimento e agora, em seu centenário, não poderia ser diferente” afirmou Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. “A Agenda Tarsila tem como principal objetivo fomentar continuamente essa programação diversa e democrática, que dialoga diretamente com os ecos deste movimento tão disruptivo e que segue presente na arte e na cultura cem anos depois.”

O projeto Modernismo Hoje é composto por quatro eixos integrados: Programação das instituições culturais do Governo; a Agenda Tarsila, um calendário integrado de atividades do poder público e da sociedade civil; Fomento, o apoio financeiro a projetos da sociedade civil e de prefeituras; e Articulação com o setor de turismo e o poder público de outras instâncias.

A ação tem como objetivo gerar uma oferta cultural de grande relevância e alta qualidade; valorizar a Semana de 22 e seu impacto na produção cultural brasileira; estimular a reflexão sobre o modernismo e o legado dos modernistas e destacar o papel de São Paulo e dos artistas paulistas no modernismo. O projeto já realizou mais de 40 atividades culturais como exposições, apresentações musicais, seminários, palestras, leituras dramáticas, cursos, oficinas, residências artísticas e outras atividades.

Confira mais detalhes da Agenda Tarsila no site oficial: https://agendatarsila.com.br.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?