Geral

Ainda Capivari XIV

02/04/2018

Ainda Capivari XIV

Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)
Denizart Fonseca é professor de Educação Física e militar (Foto: Arquivo pessoal)

Família Vigorito

Felice (Felício) Vigorito, vindo da região de Basicata, nasceu na comuna de Nemoli, província de Potenza na Itália, em 08/11/1887, filho de Genaro Vigorito e Maria Teresa Calderaro. Veio para o Brasil com 18 anos (informação da família, pois sua chegada, não foi localizada no Memorial do Imigrante). Um ano depois, casou-se em Capivari com Catarina Capóssoli; iniciando sua vida como funileiro, fazendo a manutenção de alambiques nos engenhos, percorria os sítios da região vendendo utensílios domésticos que fabricava.

Algumas notícias sobre Felício na imprensa local davam conta de ter sido ele, o proprietário do 1º automóvel existente em Capivari, em outubro de 1912, ano em que Felício fazia propaganda de transporte com automóvel, de pessoas que chegavam, na estação da Estrada de Ferro Sorocabana. Em 1932 Felício & Filho eram representantes da firma General Motors do Brasil e proprietários da Agência Chevrolet (gasolina, querosene, etc.) localizada na Rua XV de Novembro, onde permanece. Essa empresa fundada por Felício em 1925, teve grande expansão, mantendo filiais em Guarulhos e Santo André, sendo hoje dirigida – com muita capacidade – por sua neta Neusa Aprilanti Vigorito.

Filhos

1) Genaro Vigorito (1908-1983) casou-se com Maria Benedita Aprilanti, sendo pais de Neusa A. Vigorito; cognominado “Marechal da Vitória” por haver liderado e vencido, há 53 anos, em 21 de março de 1965 a grande luta pela Emancipação-Político-Econômica de Rafard (festivamente recém-comemorada), terra natal de sua esposa; foi proprietário do Cine Íris e mais tarde Politeama em Capivari e Paratodos Rafard.

2) Emílio Vigorito (1910-1975) casado com Hermínia Forti. Pais de Lilia Marilde Vigorito, casada com João Quagliato Leone e de Rose Forti Vigorito casada com Fernando Maschietto.

3) Maria Rosa Vigorito (Zica) (1912-1986), casou-se com Francisco Scrocca, pai de Pedro Scrocca.

4) Paulo Vigorito (1914-1989), mecânico, casou-se com Margarida Teixeira, filha de Manoel de Souza Teixeira e de Maria de Souza Teixeira. Pais de Manoel Felício, Maria Paula, Maria Aparecida e Paulo Vigorito Filho.

5) Teresa Vigorito (1916-1988), casada com Durval Fernandes.

6) José Vigorito (1918-1999), casado com Margarida Caetano de Lima, pais de Nosé Edson, Jorge e Maria Catarina Vigorito.

7) Ivo Vigorito, recebeu Ordens Religiosas e foi Vigário em Rio das Pedras.

8) Edith Vigorito, casada com Benjamim De Marco.

Cidadania

Nas comemorações aos cinquenta e três (53) anos da Emancipação-Político-Administrativa de Rafard, tivemos a satisfação de participar, atendendo aos convites com que fomos distinguidos, pelo que reiteramos nossa gratidão.

Na Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, vários rafardenses julgados merecedores, pelo trabalho em benefício da comunidade, foram agraciados. No uso da palavra, relembramos os anos da nossa infância aqui vividos e seguindo as ocorrências, citamos dentre outras, a campanha mantida por Dona Teresa Aprilanti Gimenez, para que Rafard tivesse um Centro de Saúde com necessária maternidade. O Centro de Saúde está cumprindo bem a sua missão, mas, e a maternidade? Quando será inaugurada, concretizando o sonho de Dona Teresina? Dirigimos a pergunta às nossas dignas autoridades.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?