Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

Amy Winehouse, um suicídio indireto, dez anos depois

Em julho, lembramos os dez anos de retorno à Pátria Espiritual de uma grande voz, que deixou saudades em seus fãs com apenas 27 anos, no apogeu de sua carreira artística.

Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983 – Londres, 23 de julho de 2011) foi uma cantora e compositora britânica conhecida por seu poderoso vocal e sua mistura de gêneros musicais, incluindo soul e jazz.
No início, linda e radiante… dedicou-se a ações filantrópicas.

No decorrer de sua carreira, Amy participou de diversas campanhas de instituições de caridade no Reino Unido e em outros países. Winehouse ajudava, principalmente, as instituições relacionadas a crianças, entre as 32 estava UNICEF.

A cantora teve três relacionamentos amorosos.

O envolvimento de Amy Winehouse com álcool e drogas e a sua luta para superá-lo foi objeto de atenção da mídia inglesa, com envolvimento judicial. Em diversas entrevistas, ela admitiu ter problemas com automutilação, transtorno bipolar, distúrbios alimentares e anorexia.

Nas apresentações, quando veio ao Brasil, esqueceu algumas letras nos shows no Rio e em São Paulo.

Na verdade, as drogas e o álcool transformaram a belíssima e talentosa cantora numa sofrida dependente química.

Pressionada pelo seu empresário para se internar e se tratar, não foi. Não contou a verdade ao pai e ao médico, mentiu para si mesma. E dessa sua insensatez fez a música de sucesso “Reabilitação”, Rehab (1):

“Tentaram me mandar pra reabilitação

“Mas eu disse: Não, não, não”

Contou uma história que tinha saído de um relacionamento e que estava abusando do álcool, o diagnóstico foi de depressão.

“E mesmo meu pai pensando que eu estou bem.

“Não tenho setenta dias para ficar internada.

“Por que não há nada

“Não há nada que você possa me ensinar.”

A família se ilude muito com os filhos e acredita neles; o pai da cantora também acreditou nela; ela contou uma história para o médico, e ele concordou que ela não precisaria de tratamento em clínica e não requisitou essa ajuda.

Você que não quer isto para sua vida nem para sua família, prevenção é o melhor remédio. Muitas pessoas ainda desconhecem (inclusive autoridades médicas) que ninguém decide ser alcoólatra, porque o alcoolismo ou a dependência de outras drogas é uma doença primária e crônica e não tem cura, mas tem recuperação.

Em 23 de julho de 2011, duas ambulâncias foram chamadas para a casa de Winehouse em Camden, Londres, devido a um telefonema à polícia britânica para atender uma mulher desfalecida.

Em seguida, as autoridades metropolitanas anunciaram sua morte, e os relatórios confirmaram que a cantora jovem morreu devido a uma intoxicação alcoólica.

(1) https://www.youtube.com/watch?v=4jzJREgH9Ig

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?