Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

O caminho da saúde e de guardar um milhão

Não nos preocupemos tanto em dar o melhor em bens materiais para os nossos, e sim em dar o melhor do nosso conhecimento, do nosso amor, do nosso exemplo. Na verdade, diz um velho e sábio ditado, o exemplo não é a melhor forma de ensinar – é a única forma e caminho da educação.

O primeiro passo para realizar a prevenção efetiva do alcoolismo, do uso de fumo e drogas, ou de outros transtornos em casa, é, sem dúvida nenhuma, o exemplo pessoal dos pais, ou, às vezes, dos substitutos que representem as figuras dessas autoridades paternas.

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fumo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, de doenças tabaco-relacionadas, e é a maior causa prevenível de morbidade e mortalidade em muitos países (dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer).

Uma dica de nossa nutricionista na Clínica Croad é que os amantes do cigarro absorvem 30% menos vitamina C, que precisa ser reposta com frutas como laranja, limão, acerola, abacaxi, goiaba, mamão, kiwi, lichia, abacaxi, opções não faltam. O consumo de fibras auxilia no funcionamento do intestino.

A vitamina C é um poderoso antioxidante que pode ajudar a proteger os pulmões do estresse oxidativo causado pela fumaça do cigarro. Portanto, a suplementação com essas vitaminas pode auxiliar no processo de parar de fumar.

Um amigo que passou a frequentar minha religião, comerciante e engenheiro, para substituir o cigarro fez uso de produto natural de farmácia que diminuía a ansiedade e passou a fazer caminhada para controlar a insônia, chupava balas, escovava os dentes mais vezes, bebia no calor água gelada ou comia cenoura, mastigava canela ou cravo (não mais de cinco por dia). Ele mantinha as mãos ocupadas com caneta, um elástico e manuseava objetos pequenos.

Não ficar parado ajudou muito, conversando com clientes e amigos – importante fazer algo diferente para distrair sua atenção da ideação automática de buscar o cigarro.

Veja os benefícios de imediato de parar com o tabaco: melhora a respiração, dorme-se melhor à noite, sente-se melhor o cheiro e o sabor das frutas e comidas, os dedos não ficam amarelos e nem se estragam os dentes.
Veja mais: apenas 20 minutos após parar de fumar, a frequência cardíaca cai. Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta.

A ciência avalia que dentro de 5 a 15 anos o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante. Em 15 anos, o risco de doença cardíaca é igual ao de um não fumante. E, ainda, você pode se presentear com compras, dos gastos evitados com o cigarro, em coisas úteis.

A revista Veja/Economia afirma que: “Parar de fumar gera economia de R$ 1 milhão em 30 anos. Especialista em educação financeira afirma que é possível guardar até R$ 240 por mês deixando de comprar cigarros – investir o dinheiro aumenta rendimento”.

Se isso não for suficiente para convencê-lo, eu estou aqui para auxiliá-lo com outras informações saudáveis, gratuitamente.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?