Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

Sono e sonhos para viver melhor

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. Eleanor Roosevelt (1884 –1962), foi uma força impulsionadora em 1948 na criação da carta de liberdades: a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Dormir é fundamental em nossas vidas. O sono é fator importantíssimo de estabilidade ao nosso sistema imunológico. Na pandemia da covid-19, toda a atenção se voltava para sustentar esse sistema de proteção do nosso corpo, que previne as consequências das ações de corpos invasores, como vírus, bactérias, parasitas, células cancerígenas, etc.

Para bebê e crianças, é fundamental dormir bem, em quarto escuro, em silêncio; com isso, diminuem as chances de terem gripe e outras infecções rotineiras dessas fases. Importante também que os pais façam uma prece quando vão levar a criança dormir, se possível com uma leitura apropriada.

A propósito desse assunto, lembro-me de um depoimento em vídeo para a revista Época do ex-jogador Neto, que tinha por hábito todas as noites ir até o quarto da filha e rezar um Pai Nosso.

Num dia ficou sabendo que um farmacêutico, seu conhecido, havia sido diagnosticado com câncer; o médico dera prazo maior de vida se ele deixasse o cigarro (5 ou 6 anos), mas, como não deixou, quinze dias depois tinha desencarnado.

Diante do rostinho lindo de sua pequena Luiza, pensou em seu vício (apesar de ser jogador) e disse para si: “Deus, a partir de hoje não fumo mais“. Sofreu, mas não voltou mais a consumir essa droga.

Se é bom para as crianças dormir em lugar escuro e calmo, claro que também é para os adultos. O neurologista e sonologista Geraldo Rizzo, do Rio Grande do Sul, tem algumas recomendações para nós: “Mantenha horários regulares para deitar e levantar; use a cama apenas para o sono e sexo (na cama não leia, não estude, não fique na TV, não se alimente, e não veja celular); vá para a cama com o sono e saia da cama se estiver sem sono; deixe as preocupações longe da cama”.

Quando acordados, temos sonhos de realizar algo. Quando dormimos, o que fazemos fora do corpo físico? E o que são os sonhos?

Você já fez esse questionamento?

Nossa história humana registra muitos sonhos inteligentes, como aquele revelado por José, do Antigo Egito; do carpinteiro José, pai de Jesus, e de muitos de nós do cotidiano. Quando vem o sono, libertamo-nos parcialmente do corpo físico, a alma se afasta dele e fica momentaneamente no estado em que ficará um dia de forma definitiva, após a morte.

Durante o sono podemos desenvolver diversas atividades fora da matéria, que recordamos às vezes parcialmente, porque é a vida do espírito que estamos vivenciando, como receber conselhos e fazer reuniões com amigos encarnados fora do corpo e com espíritos protetores, realizar trabalhos enobrecedores, fazer estudos, viagens e observações.

Friedrich Nietzsche, um filósofo prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha, era muito crítico, com predileção pela metáfora, ironia e aforismos; afirmou: “Nada lhe pertence mais que seus sonhos”.
Temos muito mais a aprender com e sobre o sono e os sonhos, e o Espiritismo é uma chave para descobrir essas verdades.

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo, diretor da Gráfica e Editora EME

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?