Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

Antes de Cabral quem habitava o Brasil?

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. Platão (filósofo grego precursor do cristianismo e espiritismo)

O mês de abril é repleto de comemorações nacionais e internacionais importantes. Dia Mundial da Saúde, 7/04; 18/04 – Dia Nacional do Livro Infantil, do Livro Espírita e do Espiritismo; 19/04 – Dia dos Povos Indígenas (Dia do Índio); e 22/04 – Descobrimento do Brasil.

Em 1500, 13 caravelas comandadas por Pedro Álvares Cabral (33 anos) partiram de Lisboa em direção às Índias, e o primeiro ponto de terra avistado por Cabral, em 1500, foi o Monte Pascoal, uma formação rochosa com 536 metros de altura localizada na cidade de Itamaraju (Bahia).

Algumas das naus eram a Caravela Santo Antônio; Caravela São Pedro e Caravela Nossa Senhora Anunciada. Santa Maria, Niña e Pinta foram as caravelas lideradas por Cristóvão Colombo.

Cinco dias depois da partida, a frota passou pelas Ilhas Canárias, depois Cabo Verde; uma das naus desapareceu. A frota então cruzou a linha do Equador em 9 de abril, e alguns dias depois avistaram algas marinhas e pensaram que estavam nas Índias. Descobriram a terra de Santa Cruz.

Cabral, ao chegar nas terras brasileiras, quem foi que ele encontrou aqui? E quem havia trazido eles para cá?
Foram os índios, mas como eles vieram para cá, se eram nativos do Brasil?
Muitos poderiam dizer: é inexplicável, ninguém sabe!

Com O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, abriu-se uma avenida espiritual para conhecer um pouco mais das leis sábias e justas do Criador de tudo. Deus estabeleceu as leis naturais e espirituais, e uma delas é a da Evolução, ou seja, a reencarnação, onde os espíritos nunca regridem.

Deus criou os espíritos simples e ignorantes, passando pelos reinos mineral, vegetal, animal, hominal. Um dia chegaremos à categoria de Jesus, à angelitude.

Dois anos após o lançamento desse livro, vem à luz, em 24 de novembro de 1859, a primeira edição de A Origem das Espécies, que se esgotou rapidamente.

A maioria dos cientistas abraçou de imediato essa teoria, visto que resolvia inúmeros quebra-cabeças da ciência biológica. Era Charles Darwin, outro missionário no campo da ciência, desbravando as leis e o Universo infinito do Pai Nosso.

No mesmo século XIX, dois gênios e duas revelações sobre a vida na Terra e fora dela. A primeira é uma filosofia – que é também ciência e religião cristã –, veio dar cumprimento às promessas do Cristo de enviar outro consolador, que viria revelar as coisas ocultas e relembrar os seus ensinos – “Brilhe vossa luz” e “Na casa de meu Pai há muitas moradas”.

Com a publicação de Kardec, tomamos ciência das leis divinas, que regulam as relações materiais e espirituais, e da dupla vida – no corpo e fora dele, no mundo dos espíritos.

E não pararam de vir novas revelações; nós, brasileiros, fomos agraciados com Chico Xavier, que produziu mais de 400 obras, revelando como vivemos fora da matéria física, na Pátria verdadeira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?