Geral

Artigo – Excursão II

Denizart Fonseca

Voltamos a escrever sobre excursão, procurando dar uns retoques na matéria anterior, citando, pequenos detalhes que devem ser observados pelos que; pretendam organizar ou guiar (orientar) os excursionistas, muitos dos quais por ser a primeira vez, desconhecem como proceder, do início ao fim da viagem.
Como todos já sabem, por não ser esse passeio heterogêneo, isto é, formado por pessoas de formação variada, é imprescindível ao iniciá-lo, nos fortalecermos com “espírito esportivo” aliado a muita tolerância.
Há Cursos para formação de Guias, uma bela profissão por proporcionar-lhes condições para conhecer o mundo todo – dependendo do Curso – falar vários idiomas, ter perfeito conhecimento das regiões a serem visitadas, tudo aliado a simpatia, a todos atendendo com delicadeza, cumprindo e fazendo cumprir os horários estabelecidos, e agradecendo a colaboração, sempre com sorriso nos lábios.
Aos excursionistas cabe também, à todos tratar com cortesia, principalmente aos recém-conhecidos e se mais experientes, com diplomacia orientar os companheiros como agir, colaborando com o (a) Guia, devendo os menos experientes, sem constrangimento, indagar sobre o que tenha duvida e escapado a orientação.
Ao subir ou descer das conduções, ceder a frente aos mais idosos bem como num gesto de cortesia, auxiliá-los sempre que necessitados, o mesmo acontecendo no uso dos elevadores, subindo ou descendo.
Apenas para complementar; ao ocuparem os apartamentos, falar em tom normal e caso liguem a TV, mantê-la em baixo volume, apenas o suficiente para não perturbar os visinhos que poderão estar repousando.
No Hotel, durante a permanência, manter o espírito de cordialidade e união, procurando, dentro do possível, estabelecer contato com demais hóspedes, revelando sua procedência e divulgando a História e as atividades de sua cidade.
O comedimento e respeito aos companheiros e demais hóspedes, não fazendo sobre os mesmos, comentários desairosos e muito menos “fofocas” – afinal cada um tem o direito de viver e proceder como quiser – é procedimento correto e uma prova de boa educação cívica.
Está escrito no Livro da Lei Divina:- “Não julgueis para não serdes julgados” nos lembrando também do Livre Arbítrio onde se lê:-“ O plantio é livre mas a colheita é obrigatória”.
Participamos recentemente de mais uma excursão constituída de pessoas residentes em Rafard e Capivari, que; fraternal e perfeitamente harmonizadas fizeram-na dos dias que juntos passamos, um verdadeiro sucesso, pelo que mais uma vez, felizes agradecemos a Deus nosso Pai Creador, a Inteligência Suprema do Universo e Causa Primária de todas as coisas, pois tudo o que o homem não fez é Obra Sua.
A todos os integrantes dessa excursão, reiterando a nossa gratidão e respeito, pedindo perdão aos que, por ventura, involuntariamente tenhamos ofendido e especialmente aos que solidários, nos auxiliaram em momentos difíceis, enviamos fraternal abraço com votos sinceros de Paz Profunda.
Diz um velho ditado:- Para um bom entendedor, meia palavra basta” “Para quem sabe ler um pingo é letra”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?