Geral

Artigo – Excursão

Denizart Fonseca

“Viagem ou passeio recreativo ou de estudo, por um grupo e com guia – excursionar.” De acordo com o Houaiss, dicionário da língua portuguesa.
Estamos iniciando com esta explicação por sermos praticantes desse tipo de viagens,quando temos oportunidade de reencontrar muitos conhecidos e travar novos conhecimentos que, muitas vezes transformam-se em amizades.
Sendo o grupo constituído de pessoas dos mais variados tipos de educação cívica, moral e religiosa, desde o Guia até os motoristas, é básico para o total sucesso no passeio, iniciá-lo e mantê-lo com “espírito esportivo”, isto é; imitar muitas vezes, os três pequenos macacos que não escutam, não vêm e não falam.
Essa atitude, embora muitas vezes pareça abstração ou egocentrismo, contribui para evitar que comentários e atitudes desairosas por pessoas habituadas a cuidar mais da vida alheia do que da própria, tentando interferir e dar ordens no que não lhe compete, surta seus maléficos efeitos.
Essas situações são comuns em excursões, devido as acomodações nos apartamentos dos hotéis, sejam duplas e até triplas, ocupadas por pessoas, nem sempre da mesma formação, gerando desarmonia no ambiente, transformando o que deveria ser alegria em tristeza.
Quando empreendemos uma excursão, “todo cuidado é pouco”, não apenas com nossa bagagem no porta-malas quanto na manual, marcando o número da poltrona que iremos ocupar, mantendo um clima de cordialidade e simpatia com os companheiros de viagem.
Independente das orientações fornecidas pelo Guia, não apenas durante o percurso como adentrados na cidade de destino e dependendo da nossa capacidade e experiência sobre a mesma, bem como da liberdade que tenhamos com nossos vizinhos, sem vaidade, devemos comentar rapidamente sobre; bairros, ruas, avenidas, praças, monumentos, etc.etc., colaborando para o aumento de seus conhecimentos.
Em nossa cidade há várias agências capacitadas, nada deixando a desejar, para, com sucesso realizar esse tipo de viagens, nacionais e internacionais.
Estamos com este comentário dar testemunho, considerando a ótima excursão feita recentemente – 18 a 22 de Abril de 2012 – ao Rio de Janeiro – Cidade Maravilhosa e Coração do nosso Brasil, que apesar de tentarem empanar a imagem, continua linda e inigualável.
Com fraternal abraço e gratidão pelo apoio que recebemos, reiteramos a todos os integrantes dessa excursão, nossos votos sinceros de Saúde Paz e Amor, na esperança de voltarmos a nos encontrar.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?