Geral

Artigo Religião – Quaresma

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

O tempo litúrgico da quaresma recorda, entre outros, os quarenta anos em que o povo judeu andou errante a caminho da Terra Prometida e o período de quarenta dias em que Jesus rezou e jejuou. Essa é uma ocasião oportuna para bem nos prepararmos para a maior festa cristã, a festa da Páscoa, que celebra a passagem de Jesus da morte para a ressurreição, o principal mistério de nossa fé.
A quaresma apresenta-nos quatro palavras de ordem: oração, jejum, esmola e penitência. Nesse tempo somos chamados a rezar mais e melhor. Precisamos intensificar nossos momentos de intimidade com Deus, rezando ao amanhecer, durante o dia e antes de adormecermos, além de participarmos mais vezes das missas e de outras orações comunitárias, como a Via-Sacra e a recitação do terço de Nossa Senhora.
O jejum é bom até para nossa saúde física. Mas o fato de ficarmos somente com uma alimentação simples, sem qualquer exagero, nos ajuda a entrar na ótica de Deus. O jejum mais difícil e o mais agradável a Deus é o jejum da língua, ficando sem falar mal dos outros e sem ofender por palavras pessoas que caminham ao nosso lado, na família, na escola, no trabalho ou na comunidade.
A quaresma nos impulsiona a ser solidários com os mais necessitados. A esmola leva-nos a sair de nós mesmos e do nosso egoísmo e a repartir o que somos e o que temos com os menos favorecidos, ajudando os pobres e as entidades sociais que amenizam o sofrimento de crianças, doentes, drogados e idosos, entre outros. A esmola não pode nos levar a atitudes paternalistas, mas a colaborar para que as pessoas encontrem outras saídas para a própria situação.
A penitência quaresmal nos ajuda a descobrir defeitos e pecados e a fazer ações concretas que nos levem a mortificar nossos corpos para nos purificar diante de Deus, reconhecendo fraquezas e omissões. Todos precisamos de mudança de vida, de conversão, abandonando o pecado e o erro, e trilhando o caminho da santidade, que nos aproxima cada vez mais de Jesus Cristo, aquele que por amor entregou a própria vida pela nossa salvação.
Na próxima quarta-feira, dia 21 de março, teremos Confissões Comunitárias em nossa Paróquia. Serão na Matriz N. Sra. de Lourdes e na Capela N. Sra. Aparecida. A preparação começará às 19h e as Confissões, às 19h30. Seremos oito padres atendendo às Confissões, sendo quatro padres na Matriz e quatro padres na Aparecida.
Lembremo-nos do mandamento da Igreja de se confessar ao menos uma vez no ano.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?