Geral

Artigo – São Pedro e São Paulo

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

No dia 1 de julho, em nossas igrejas, estaremos comemorando a festa de dois grandes apóstolos: São Pedro e São Paulo. Em sendo festa de São Pedro, o primeiro papa, rezaremos, de modo especial, pelo sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, a maior autoridade moral do nosso tempo, respeitado por católicos e não católicos, por líderes das grandes e das pequenas nações. Também nessa ocasião é feita a coleta chamada “Óbolo de São Pedro” e destinada às obras de caridade do Papa, que socorre as pessoas nas ocasiões de desastres e catástrofes. Sabemos que o Papa envia muito mais dinheiro ao Brasil, que nós para as ajudas sociais dele.
São Pedro, natural de Betsaida, era chamado de Simão, filho de Jonas e irmão de André, outro dos apóstolos escolhidos por Jesus. A profissão dele era pescador. Era casado, pois Jesus curou a sogra dele de uma terrível febre. Os Evangelhos fazem muitas referências a São Pedro. Foi para ele que Jesus entregou a chefia da sua Igreja. Pedro era impulsivo e, quando Jesus queria lavar os pés dos discípulos inicialmente Pedro reage contra. Quando Jesus estava sendo preso, ele toma uma espada e corta a orelha do empregado dos sumos sacerdotes. É ele quem estabeleceu a sede da Igreja Católica em Roma, onde é morto, crucificado de cabeça para baixo.
São Paulo tinha o nome de Saulo e nasceu na cidade de Tarso. Era um judeu ardoroso que perseguia os cristãos, mas na estrada de Damasco, converte-se ao cristianismo e se faz batizar por Ananias. Foi o apóstolo que mais divulgou a mensagem de Jesus, fundando inúmeras comunidades e acompanhando-as com visitas e cartas, das quais o Novo Testamento reproduz treze. Era de grande inteligência, aproveitando-se das circunstâncias para propagar o Evangelho em muitas regiões. Foi o apóstolo que mais divulgou a doutrina de Jesus Cristo. Foi preso muitas vezes por anunciar e testemunhar Jesus. Morreu decapitado em Roma.
A palavra apóstolo quer dizer enviado. Foi Jesus quem enviou seus discípulos para anunciar o Reino de Deus. Os Bispos são os sucessores dos apóstolos. Os primeiros apóstolos foram martirizados, ou seja, derramaram o sangue para não negar a própria fé. Que a festa destes dois grandes apóstolos seja ocasião para crescermos na fé, através do exemplo de suas vidas, dedicadas exclusivamente às obras de Deus. É bonito constatar que a nossa Igreja é alicerçada sobre os Apóstolos, homens que não tiveram medo de entregar a própria vida pela causa que abraçaram: seguir Jesus Cristo, o Deus que nasceu no seio virginal de Maria de Nazaré.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?