DestaquesRafard

Carreta de Barretos realizará exames gratuitos em Rafard

 

carreta hospital de amor de barretos
Foto: Reprodução/Internet

Estão abertas as inscrições para homens e mulheres de Rafard que desejam fazer exames preventivos contra o câncer. A Carreta de Barretos estará na cidade, no próximo dia 26 de novembro. Ao todo, são 90 vagas, sendo 50 para coletas de Papanicolau e outras 40 para coletas de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Para garantir a realização do exame gratuito, é necessário preencher a ficha de cadastro, na Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com a enfermeira Fátima. Os documentos necessários são: cópia do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. As inscrições vão até o próximo dia 25.

O Papanicolau será destinado à mulheres de 25 a 64 anos. Já o PSA (apenas coleta de sangue) para homens de 50 até 69 anos.

Importância da prevenção

O Papanicolau tem o objetivo de fazer o diagnóstico precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero. Também chamado de preventivo, ele deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano.

Já o PSA é o marcador mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata. Importante destacar que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, e que pode levar à morte, por isso deixar o preconceito de lado e se prevenir, é a melhor forma de evitar complicações futuras.

Campanhas

A Carreta de Barretos estará no município graças ao trabalho de conscientização e captação de recursos em prol do Hospital de Amor. O leilão Direito de Viver acontece anualmente, com a festa Boi no Rolete, coordenada pelo empresário rafardense, Jacques Fornaziero, no Km 58 da rodovia SP-101.

Já a caminhada ‘Passos que Salvam’, está agendada para o próximo dia 24 de novembro, na Praça Central de Capivari. O evento tem o objetivo de alertar pais, professores e toda a população para o diagnóstico precoce e para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Para participar e colaborar, basta adquirir um kit, pelo valor de R$ 35, composto por camiseta, sacochila e boné. Em Rafard, os kits podem ser adquiridos na loja Território da Moda, com a voluntária Neide Maria Gatti, e também na loja da Bernadete.

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar