Geral

Chamado ao sacerdócio

O chamado de Deus espera uma resposta humana para o projeto do Pai, no Filho, pelo Espírito Santo.

Deste modo, o mesmo Espírito que chamou os discípulos, através dos séculos hoje continua nos chamando; neste sentido, esta é uma convocação do próprio Senhor, e nós impulsionados por Ele, somos como aqueles primeiros discípulos, os continuadores desta missão aqui e agora.

A Igreja, povo de Deus, assumiu esta tarefa a fim de que o Evangelho, boa notícia, chegasse a todos os corações: “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4), isto é, de Jesus Cristo. Assim sendo, esta vocação está impregnada no coração daqueles que creem pois a eles foi anunciado. Sobre isto São Paulo nos fala: “anunciar o Evangelho não é motivo de glória para mim. Pois esta é uma obrigação que me foi imposta”. (1 Cr 1,9).

O chamado de Deus neste sentido é inseparável do ser cristão, o que é chamado por Deus se sente impulsionado por uma força que não é humana, mas de Deus.

É sempre oportuno lembrar que quem convoca é Deus. Assim, a comunidade na qual estamos inseridos é sempre o lugar privilegiado para fazer despertar em nós o chamado do Senhor.

Deus nos chama na realidade de nossa vida, no trabalho, escolas, universidades, e aonde estivermos inseridos.

Deus, tendo nos chamando à vida, por primeiro, também nos constitui como pessoas e nos chama individualmente.

Depois, Deus nos chama também à fé e para fazer parte da sua família, sua Igreja de filhos e filhas de Deus.

Deus nos chama de modo especial ao sacerdócio, através de pessoas, acontecimentos e da nossa comunidade.

Cristo nos convoca para avançarmos para Águas mais profundas. Sentindo-nos chamados por Ele respondemos: deixamos tudo para ganhar tudo.

Seguimos uma pessoa, Cristo, e assim, somos envolvidos na mesma missão do Filho. Portanto, existe entre o chamado e o mestre uma estreita relação e, neste sentido, somos impulsionados para estarmos cada vez mais com o Mestre.

José e Maria podem ser modelos, Maria santíssima tendo sido chamada pelo Senhor é exemplo de doação, desde o seu “sim” a Deus, ela é aquela que se coloca a serviço quando sai às pressas para visitar a sua prima Santa Isabel, (Lc 39-45).

Para ela, a distância e os perigos num caminho desértico de aproximadamente cinquenta quilômetros não a impedem de servir.

Maria não tem medo pois sabe que Deus está ao seu lado sempre. São José, seja pelo exemplo de Pai, ou de discípulo, ele é sempre a figura daquele que faz a vontade de Deus, ou seja, José é justo.

Enfim, o chamado de Deus consiste em uma relação, livre, entre Deus que chama e o vocacionado que responde.

Sendo assim, as nossas comunidades, paróquias e capelas, podem ser verdadeiros celeiros de vocações.

Visto que é lá que aprendemos a servir nos diferentes movimentos e pastorais. E, neste servir, Deus convoca a todos para se doar cada vez mais.

As nossas comunidades são também o lugar do envio, as nossas orações pelas vocações adquirem, portanto, um papel fundamental, dado que aquele que é chamado por Deus é sempre impulsionado pelo Espírito do Senhor e, somente após falar com o mestre, ele se coloca a serviço pois sabe em quem colocou a sua esperança.

Portanto, não tenhais medo pois o Senhor vos chama. “Jesus lhes disse: Venham após mim, e eu farei de vocês pescadores de gentes”, (Lc 4,19).

IGREJA EM NOTÍCIAS

APARECIDA I – Na próxima quarta-feira (12 de outubro), Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, acontece a 1ª Caminhada Mariana, em Piracicaba. O evento tem início às 15h45, no Ginásio Municipal “Waldemar Blatkauskas”. O percurso termina na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Bolívia, 205 – Vila Prudente), onde a Santa Missa é presidida pelo bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, às 18h30.

APARECIDA II – Também na quarta-feira, o bispo diocesano preside missas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Claro, às 10 horas; e na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Piracicaba, às 15 horas. Cada comunidade organiza sua própria programação em homenagem à Padroeira do Brasil. Informe-se também em sua cidade, na paróquia mais próxima, quais são as atividades festivas e religiosas dedicadas a Nossa Senhora Aparecida e participe!

NÃO CHOREIS I – A Comunidade Missão Theotokos promove, no dia 22 de outubro, das 14 às 18 horas, na Casa da Reconciliação, em Piracicaba, o encontro para mulheres “Não choreis mais!”, sobre a depressão e a ansiedade femininas.

NÃO CHOREIS II – A atividade é destinada a quem luta contra ansiedade, depressão, “burnout” (esgotamento) e estresse.

O encontro será também uma oportunidade para descanso e autoconhecimento. As inscrições devem ser feitas pelo link https://comtheotokos.org/encontroparamulheres/. Informações: (19) 3375-9423.

Pe. Arlon Niquison Beltrão da Silva

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?