Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

Chico Xavier, a caridade é o amor

E sede cumpridores da palavra [lei], e não somente ouvintes [leitores], enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1:22

Tiago é o apóstolo que disse que a fé sem obras é morta e que a verdadeira religião é a de socorrer as viúvas e os órfãos em suas necessidades.

Os bons espíritos recomendam, para alcançar a felicidade relativa que é permitida na Terra, a receita de estarmos felizes com o necessário, com o básico para viver.

No livro de Chico Xavier, psicografado pelo médico André Luiz, Ação e reação, um benfeitor de nome Druso, que dirige uma pequena comunidade na Vida no Além, diz: “A caridade e o estudo nobre, a fé e o bom ânimo, o otimismo e o trabalho, a arte e a meditação construtiva constituem temas renovadores, cujo mérito não será lícito esquecer, na reabilitação de nossas ideias e, consequentemente, de nossos destinos”.

Queremos ser melhores? Então nos esforcemos e nos sacrifiquemos no estudo e no trabalho, esquecendo alegrias passageiras e lembrando que as alegrias verdadeiras estão em nós. Façamos tudo de forma dosada, mas com dedicação e a convicção de que assim o melhor estará acontecendo conosco. Só colhe quem planta, e quem renuncia às satisfações pessoais em favor do aprimoramento moral só pode colher a felicidade. Diz o benfeitor Emmanuel: “Ninguém pode prosseguir o que não teve início; ninguém colherá bens que não haja semeado”.

A maior felicidade é a de proporcionar alegria e bem-estar aos outros do nosso caminho. Guarde a lição da parábola do bom samaritano, que ia em viagem e, no caminho, teve compaixão daquele que fora sequestrado, agredido e espoliado de seus bens. É a prática do bem com desprendimento e amor, sem esperar retorno de qualquer forma pela atitude tomada.

A revista Cláudia publicou 8 lições de Chico Xavier, todas instrutivas, e eu escolhi esta: “A caridade é amor. A prática do bem ao semelhante é uma excelente escola para a alma. No exercício da caridade estamos no exercício de todas as nossas faculdades espirituais”.

Quando eu acordo, gosto de abrir a porta do meu quarto para o jardim e apreciar o verde e o colorido das plantas; que bênção tem sido essa existência em minha família. Então, eu desejo que todos os meus irmãos tenham esse momento de paz e gratidão. Na natureza vejo, também, a face do artista perfeito que é Deus para conosco. Demonstração do Amor Sublime para com todas Suas criaturas.

Pensemos nisto. Dia 19 de julho é o dia da caridade. Segundo os espíritos, a caridade e a esperança são filhas da fé. Segundo São Paulo, entre estas três virtudes – a fé, a esperança e a caridade –, a maior delas é a caridade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?