Geral

Educação em Foco: Aprender a estudar

Desenvolver o hábito de estudo ou ensinar a estudar, pressupõe, além de práticas de leituras e escritas diversificadas, boas situações de aprendizagem que possibilitem aos estudantes que se apropriem de diferentes formas de estudo, localizando informações em um texto; diferenciando as informações relevantes das periféricas e sintetizá-las; criar novos registros a partir de várias leituras realizadas durante uma pesquisa; organizar um fichamento; expressar o que se compreendeu de diferentes maneiras; reorganizando as informações para compartilhá-las em debates; seminários etc.

É oferecer à turma todos os recursos e as ferramentas disponíveis para que cada um possa se apropriar deles e, quando precisar, usar o que for mais adequado ao seu perfil ou ao conteúdo em questão.

O trabalho realizado na Orientação de Estudos precisa ser elaborado e compartilhado por todas as disciplinas, pois só assim os resultados serão positivos na aprendizagem dos alunos. Com a colaboração de todos os professores, selecionando textos, por exemplo, que serão desenvolvidos na aula com os alunos. O segredo não está no conteúdo desses textos e sim nos procedimentos trabalhados. Exemplo: Um texto que retrate a atualidade. Comum. Cada disciplina poderá trabalhar um procedimento diferente de estudo, porém focando o seu contexto dentro da sua disciplina.

Os momentos de estudo devem acontecer na escola e em casa. É importante engajar os pais nesse processo (seria interessante ensiná-los também como estudar para ensinarem os filhos).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?