Geral

Educação em Foco: escolas sustentáveis

A Educação Ambiental ainda é um grande desafio no nosso mundo de hoje. A sua importância ultrapassa os muros da escola e precisa da participação de profissionais qualificados que juntamente com a sociedade devem se debruçar na elaboração de um plano que envolvam projetos de pesquisa, formação de ideias, debates, diálogos assim como o levantamento de indicadores quanti e qualitativos, que norteiam os planos e ações com maior sucesso. Primeiramente do seu entorno, do seu município, país e finalmente do seu planeta.

Todos os dias nos deparamos com grandes “falas” sobre como devemos “tratar” o meio ambiente, entretanto pouco temos avançado no desenvolvimento sustentável. Em se tratando do nosso país, milhões de brasileiros ainda não têm saneamento básico, sem água tratada e o nosso lixo é jogado impiedosamente nos rios, ruas e não há projetos competentes de reciclagem. A escassez da água já se torna um dos principais desafios da humanidade no século 21.

Diante desse triste cenário, se faz necessário a criação de uma cultura de respeito com uma valorização do meio ambiente, envolvendo ações de educação que permita a cidadania e o uso responsável. Respeitar as diferenças culturais e questões transversais. Uma missão grandiosa para a humanidade, quiçá pelas escolas.

A capacitação dos profissionais, a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias são pontos cruciais para uma escola tornar-se sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?