Geral

Escolas realizam encerramento de projeto do PCJ

Evento foi realizado no Centro Pedagógico e contou com apresentações de dança e de teatro

Eventou contou com apresentações de dança

A Prefeitura de Rio das Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última segunda-feira (04/11) a Cerimônia de Encerramento do Projeto Água, do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (o PCJ). O evento foi realizado no Centro Pedagógico e Cultural Engenheiro Prefeito Antônio Costa Galvão.
As escolas que participaram do Projeto, desenvolvido ao longo do ano de 2013, foram: Centro Educacional Infantil Julia Celestino da Cunha André, E.M.”Barão de Serra Negra” e E.M.”Maria Aparecida de Aguiar Degaspari”. No evento de encerramento, alunos das escolares realizaram apresentações de dança e teatro.
O objetivo do Projeto Água é desenvolver ações que promovam, em todos os níveis de ensino, a conscientização dos problemas e soluções relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos, além de sensibilizar a sociedade e os principais dirigentes políticos sobre a necessidade de criar a gestão de bacias.
Algumas das atividades que foram desenvolvidas no Projeto Água foram:
– No dia 9 de maio, foi realizada em Americana uma oficina sobre bacias hidrográficas e mobilização participativa. Rio das Pedras foi representada pelos supervisores da Educação, Geraldo José dos Santos, Valéria Guadagnim e Cláudia Forner. Também participaram os representantes das três escolas da cidade que integram o projeto: Elenilza Pimpinato (Barão), Rosangela Movio Nalin (Maria Apparecida) e Flávia Leme (Júlia). Depois da base teórica, os profissionais de Rio das Pedras realizaram estudos de campo em algumas cidades, como Vargem Grande Paulista.
– Os alunos das três escolas realizaram no dia 5 de junho uma passeata de conscientização em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Eles percorreram as ruas da cidade com faixas e cartazes com mensagens de preservação ambiental; também houve distribuição de bilhetinhos para a população pedindo para que eles cuidem bem da água e das árvores da cidade. Os alunos da Maria Apparecida também plantaram uma muda de árvore em frente à escola.
– Os alunos da escola Maria Apparecida realizaram no dia 28 de junho um trabalho sobre Coleta Seletiva. A atividade foi desenvolvida para eles aprenderem a importância da reciclagem.
“Os alunos, assim como as equipes pedagógicas das escolas, estão de parabéns. Pela primeira vez a cidade teve um desfile em homenagem ao Meio Ambiente, entre outras atividades muito interessantes. É importante desenvolver nas crianças a consciência ambiental desde cedo”, diz o prefeito Júlio César Barros Ayres.
A realização das atividades do Projeto foi supervisionada pelas supervisoras de ensino Cláudia Forner e Valéria Guadagnim.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?