Geral

Estudantes dos 8ºs e 9ºs anos da Coronel Esmédio participarão da Olimpíada Nacional de História do Brasil

10/05/2017

Estudantes dos 8ºs e 9ºs anos da Coronel Esmédio participarão da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Fotos: Arquivo pessoal
Fotos: Arquivo pessoal

PORTO FELIZ | A Olimpíada Nacional em História do Brasil teve início em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país. Elaborada pelo departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A iniciativa se firmou no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História. É coordenada pela professora doutora Cristina Meneguello e pela professora. Alessandra Pedro.

“A Olimpíada tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (oitavo e nono anos do ensino fundamental e qualquer ano do ensino médio) e o professor de história do colégio. As cinco fases online duram uma semana cada uma, e as respostas são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e com os professores”, conta o professor Carlos Cavalheiro.

Desde a primeira edição existe uma fase final para no mínimo 800 finalistas, que vão até a Unicamp, onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado. No dia seguinte, acontece a entrega de medalhas. Nesta oportunidade, os participantes conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os Estados do Brasil.

Segundo Cavalheiro, a 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil traz mais uma vez o desafio de estudar por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais.

A EMEF Coronel Esmédio participou das edições de 2010 e 2011, obtendo ótimo resultado, chegando até a 5ª fase. “Se considerarmos que nossos alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental competiram com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e, ainda assim, chegaram até a penúltima fase, penso que é uma grande vitória para eles”, comemora o professor de História, Carlos Carvalho Cavalheiro, efetivo na escola.

Para ele, além de concorrer com estudantes com três a quatro anos a mais de estudo, os alunos do ensino fundamental das escolas públicas concorrem com unidades mais bem aparelhadas e com melhor estrutura como é o caso de escolas particulares, militares, técnicas e até vinculadas a Universidades.

Ao todo são 7 equipes da Coronel Esmédio que estão inscritas para as Olimpíadas deste ano: Equipe Mega (Leonardo Dumont Rodrigues de Almeida, Vinicius Soares de Camargo e Kelly Aiya Kanatani); Equipe CVD 16 (Carine Oliveira de Araújo, Vitoria Eduarda Prado de Paula, Daniele Vaz da Silva); Equipe Beta 16 (Erik Ryan Martorano, Robert Luciano Assolai Euzébio, Luis Augusto de C. Sotilo), Equipe LJC (Carolina Gama de Almeida, Julia V. R. Veiga, Laila Caroline dias Nicolai), Equipe CME (Caroline Vitoria Pedro Marques, Mariana de Oliveira Cardoso, Evelyn Armelinda Barati da Silva), Equipe GBH (Geovanna Alves Lira da Silva, Beatriz Lima e Heloysa Matias Cruz) e Equipe Freedom (Isadora Bueno Riberto, Bianca de Moraes Ferreira Segato, Hellen Mendes de Souza).

“Esse trabalho só é possível por conta do apoio da equipe gestora da escol, que é formada pela diretora Ernides Martelini, pela vice-diretora Carine Dumont Campos e pela coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Carolina Botignon. A escola toda acaba se envolvendo, pois utilizamos essa estrutura para a realização das orientações aos alunos para a Olimpíada. Portanto, há a necessidade de ter esse apoio e respaldo da equipe gestora da escola”, conclui Cavalheiro.

A Olimpíada de História do Brasil acontece do dia 9 de maio a 11 de junho, quando se encerra a 5ª fase online. No dia 16 de junho, serão conhecidas as 800 equipes selecionadas para a última fase, que ocorrerá na Uinicamp, em Campinas. A prova final, de caráter presencial, será realizada no dia 20 de junho e no dia seguinte serão anunciados os vencedores.

Os alunos da EMEF Coronel Esmédio têm apoio da Secretaria da Educação do município, tendo à frente a Secretária Kátia Aparecida Bíscaro Rocha.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?