Geral

Eucaristia e Lava-Pés

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Na quinta-feira santa celebramos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio e também recebemos o mandato de Jesus de amar-nos uns aos outros e de servir as pessoas desinteressadamente, a partir do exemplo que ele nos deixou lavando os pés de seus discípulos. A Santa Ceia é uma festa bonita, centrada no grande amor de Jesus que se entrega a nós como alimento e como bebida para dar força e coragem em nossa caminhada. É dentro da celebração da Páscoa judaica, comemorando a libertação do povo de Deus da escravidão do Egito, que Jesus se faz pão e vinho para nossa salvação.
Toda vez que se celebra a Missa, se faz o mesmo que Jesus fez na Santa Ceia. Ele tomou o pão dando graças a Deus e dizendo que era o corpo dele. Pegou o cálice com vinho, deu graças ao Pai e diz que é o sangue dele. Mandou ainda que se faça isso em sua memória. Não há nada mais sublime na terra do que a Eucaristia, que é ação de graças a Deus por tudo o que somos e temos. Na missa somos convidados a participar. Daí a importância das diversas equipes, como música, decoração, acolhida, liturgia e leitores para ajudar-nos a viver na terra o que nós esperamos no céu.
Ninguém fica padre para si mesmo, mas todos somos ordenados para colocar-nos a serviço do povo de Deus, animando-o no seguimento de Jesus, o sumo e eterno sacerdote. O dia da instituição do sacerdócio é ocasião de agradecermos a Deus os padres que passaram em nossas vidas e pela nossa cidade, pedindo a Deus que lhes dê saúde, sabedoria e coragem na vivência de sua vocação. Que todos nos empenhemos em vivenciar o mandamento do amor, priorizando os mais fracos e os mais pobres, amando-os com o mesmo amor com que Deus lhes ama.
O lava-pés é um gesto de humildade de Jesus a fim de que nós também o imitemos. Ele, senhor e mestre, se faz servidor e se ajoelha diante dos discípulos e lava-lhes os pés. Somos convocados a nos despir do orgulho para reconhecer em cada irmão, em cada irmã, sinal da presença amorosa de Deus que deseja a salvação de todos e de todas. A adoração ao Cristo presente na hóstia consagrada possibilita-nos conversar com Deus e ouvir seus ensinamentos para praticarmos o bem, tornando-nos realmente fraternos uns com os outros, crescendo no amor a Deus e entre nós.
Na próxima terça-feira, iniciando às 19h, teremos a Procissão do Encontro, saindo a imagem de Jesus dos Passos do Bairro da Bomba e conduzida pelos homens e a imagem de Nossa Senhora das Dores vai sair da Capela Nossa Senhora Aparecida e será conduzida pelas mulheres, fazendo o encontro na Capela Santo Antônio, seguido de missa. Na quinta-feira, teremos, ao mesmo tempo, celebrações em nossa Matriz Nossa Senhora de Lourdes e na Capela Nossa Senhora Aparecida, iniciando às 19h30. Participe conosco da Semana Santa! Demonstremos nossa fé neste Deus misericordioso e que nos ama muito!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?