Geral

Faixas vermelhas chegam à cidade de Rio das Pedras e alertam sobre cuidados no trânsito

O processo de inserção de faixas de pedestre com fundo vermelho e tiras brancas na cidade de Rio das Pedras, começou no dia 15 de fevereiro. Em um primeiro momento, elas serão pintadas na área central e posteriormente em outros bairros da cidade.
A novidade integra o projeto “Faixa da Vida”, que foi criado na cidade de Americana (SP) com base nas diretrizes da “Vida no Trânsito”, uma ação global da OMS (Organização Mundial da Saúde) com foco no planejamento e execução de projetos que visam à diminuição dos altos índices de acidentes e mortes no trânsito em vários países. Além das faixas vermelhas, o projeto inclui palestras para estudantes e motoristas que cometeram infrações.
Em Rio das Pedras, as palestras começarão nas escolas do município ainda em 2013. A intenção é que as crianças se conscientizem sobre o que é certo e errado no trânsito e levem isso para o seu dia a dia, tanto quando estão andando a pé ou no carro com os pais. Também está em desenvolvimento palestras para conscientização dos motoristas.
Segundo a Secretaria de Planejamento e a Guarda Municipal de Rio das Pedras, as faixas serão importantes para prevenir acidentes, pois possuem maior visibilidade (tanto de dia quanto à noite) graças a uma camada de esfera de vidro que é aplicada depois da pintura.
Desde que as faixas vermelhas foram implantadas em Americana, no ano de 2010, houve redução de 35% dos acidentes de trânsito ocasionados por avanço da faixa e atropelamento de pedestres.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?