J.R. Guedes de Oliveira

Figuras ilustres da região: Ângelo Angelim

Ângelo Angelim – Político e Empresário. Nasceu em Capivari, no dia 21 de janeiro de 1935, filho de Salvador Angelim e de Ana Capriolli. Junto com o pai e irmão, fundaram, em 1958, a Casa Angelim. Casou-se com Elisabeth Maria Ansiliero Angelim, com quem teve dois filhos. Foi professor, administrador e político.
Em 1967 iniciou o curso de letras da Universidade de São Paulo (USP) e no ano seguinte começou a lecionar. Frequentando também os cursos de filosofia pura e de administração da USP, graduou-se nos três cursos em 1972.

Em 1977 transferiu-se para Rondônia, vindo a trabalhar na indústria de madeira Serraria Pau-Brasil, de sua propriedade. No mesmo ano tornou-se secretário de Educação do município de Vilhena (RO), acumulando o cargo com o de administrador do então distrito e atual município de Colorado D’Oeste (RO).

No pleito de novembro de 1982 elegeu-se deputado estadual em Rondônia na legenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Assumindo o mandato no início de 1983, foi escolhido segundo-secretário da mesa e, posteriormente, presidente da Assembleia Legislativa.

Em abril de 1985, foi nomeado pelo presidente José Sarney (1985-1990) governador de Rondônia, em substituição a Jorge Teixeira (1979-1985), até a posse do governador a ser eleito em novembro de 1986. Segundo declarou, sua indicação “resultou de um consenso entre o PMDB e a Frente Liberal”. Embora tenha encontrado resistências de parlamentares que pretendiam o cargo, e de adversários políticos como o senador Odacir Soares, do Partido Democrático Social (PDS), seu nome foi aprovado pelo Senado em maio seguinte.

ângelo-angelim-figura-ilustre
Ângelo Angelim (Foto enviada pelo escritor)

Renunciando à cadeira na Assembleia Legislativa, assumiu o governo e apontou como prioridades de sua gestão o atendimento aos pequenos produtores agrícolas, o investimento nas áreas de saúde, educação, energia elétrica e proteção ao meio ambiente, e a reivindicação junto ao governo federal de um tratamento diferenciado para Rondônia.

Em março de 1987 passou o governo de Rondônia para o primeiro governador eleito do estado, Jerônimo Santana. No pleito de outubro de 1990, candidatou-se ao Senado na legenda do Partido Trabalhista Renovador (PTR), mas não foi eleito. Retirando-se da cena política, passou a administrar uma fazenda de sua propriedade no interior do estado, em Vilhena.

Homem de múltipla visão, figura bondosa e Inteligência assaz reconhecida, amava o seu estado e cidade adotivas, mas com o seu falecimento em 3 de julho de 2017, aos 82 anos de idade, na cidade de Cuiabá (Hospital Santa Rosa), Mato Grosso, onde se tratava de uma diverticulite, desejou, expressamente, como último desejo, ser enterrado em Capivari, em volta da Bandeira de Rondônia. Assim o fizeram.

(Fonte: Folha de Rondônia e O Organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?