ColunistasJ.R. Guedes de Oliveira

Homenagem ‘in memoriam’ ao saudoso ‘Gildo’

Estou trabalhando na elaboração do 2º.volume do livro Personalidades Ilustres da História de Capivari, que pretendo, muito em breve, publicar. São mais 100 figuras que se destacaram em prol da cidade, dignificando o seu nome e construindo uma história de relevantes serviços prestados à comunidade. Já estou em fase bem avançada, nesta árdua tarefa.

O 1º. volume saiu em fevereiro de 2018, também com 100 personalidades. Ato contínuo a este lançamento, entre em contato com Leogildo João Vendramim, solicitando, dele, uma pequena biografia e uma foto.

Prontamente, ele me enviou este material, mas dizendo que a inserção de sua pessoa na obra era mais um gesto de generosidade e lembrança de minha parte, do que o merecimento pelo que fez por Capivari.

Assim sendo, está o nosso saudoso “Gildo”, falecido no dia 22 de agosto passado, inserido na obra, com todo louvor e com todo respeito que a nossa comunidade tem por esta figura “justa e perfeita”.

A minha homenagem lhe presto, antecipando, aqui, de como ele se situará no livro. O velho amigo não será jamais esquecido pelo que representou em sua passagem terrena.

Leogildo João Vendramim

Comerciante, nascido no dia 2 de junho de 1943, na cidade de Rafard, SP. Filho de Emílio Vendramim e de Dona Benedita de Almeida Vendramim. Casado com Célia Colombo Vendramim, tendo os filhos Luceli,Vendramim Soares e Leogildo João Vendramim Júnior. Estudou na Escola Estadual Prof. Luís Grellet¸em Rafard.

Fez o curso ginasial no Padre Fabiano José Moreira de Camargo e formou-se Técnico em Contabilidade, pela Escola Técnica de Comércio de Capivari. Foi jogador de futebol da Sociedade Esportiva Ponte Preta – infantil e juvenil, de m1959/1960. Titular do Rafard Clube Atlético – RCA, de 1961 até a extinção do clube.

Funcionário da Usina de Açúcar União São Paulo, de 1962 a 1964. Trabalhou, também, na Coletoria Estadual de Rafard, de 1965 a 1967. Despachante Policial de 1967 até a presente data. Proprietário da Auto Escola “Gildo”, de 1991 a 2015. Foi Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Capivari, de 2005 a 2012, tendo recebido o título de Cidadão de Honra ao Mérito, pela Câmara Municipal de Rafard, em 2009.

Moção de Congratulações, pela Câmara Municipal de Capivari, em 2011. Título de Honra ao Mérito do Rotary Clube de Rafard, em 2011. É membro da Loja Maçônica Integridade de Capivari, desde 1973, tendo exercido vários cargos, tanto na Loja Base, Capítulo, Kadoshe Consistório. Falecido em Campinas, no dia 22 de agosto de 2019.

Escritor J.R. Guedes de Oliveira (Foto: Divulgação)

ARTIGO escrito por J. R. Guedes de Oliveira, ensaísta, biógrafo e historiador
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?