Geral

Politicaliente

Retificação – Na coluna da última semana, foi publicado que a Câmara rejeitou o pedido de cassação do vereador Uil Maia (PSD), apresentado pelo morador Gildo Dias Correia. Na verdade, por 6 votos a 2, os vereadores rejeitaram a denúncia que pedia a abertura de comissão processante. Esta, por sua vez, se aprovada, apuraria a eventual falta de decoro parlamentar de Uil – segundo Correia, o vereador se envolveu em uma confusão com o assessor jurídico da Câmara, João Henrique Pellegrini Quibáo – e poderia culminar em sua cassação.

Homenagens – O Legislativo prestou três homenagens na segunda-feira, 31. Primeiro, a merendeira Marlene do Nascimento Nogueira recebeu certificado pelo Dia da Cozinheira (31 de outubro). Em seguida, os atletas Rafael Zuin e Renan Gatti, ambos nascidos em Capivari, receberam honrarias em nome de todos os jogadores de Capivariano. Nesta temporada, o clube conseguiu o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista de 2012 e disputa o título da Segunda Divisão. Por fim, Edvaldo José Ferraz, mais conhecido como Pelé, funcionário da Prefeitura há mais de 30 anos, foi homenageado pelo Dia do Servidor Público (28 de outubro). Parabéns a todos!

Tribuna Popular – Membro da Associação São Jerônimo, Cristian Fernandes representou a entidade na sessão. Ele usou a Tribuna Popular para apresentar o posicionamento da Associação sobre o reordenamento dos abrigos, que não permite a separação de irmãos de sexo oposto. Fernandes direcionou seu pronunciamento principalmente a vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM), que na última semana havia dito estar indignada com a postura de alguns membros de entidades sociais do município que teimam em não aceitar a reordenação dos abrigos. “Será que tem algum interesse próprio? Eu chego a pensar que sim”, disse ela, na oportunidade. Fernandes classificou as afirmações da vereadora como infundadas e equivocadas e deixou claro que a Associação nunca foi contra o reordenamento dos abrigos. Pelo contrário. Segundo ele, um ano antes de o grupo que tratou da reestruturação do serviço de acolhimento institucional em Capivari ser criado, a São Jerônimo já havia demonstrado interesse em por em prática o reordenamento, mas não teve adesão de outras entidades.

Resposta – Em seguida, Gil garantiu que não tem nada contra a Associação São Jerônimo. Ela disse que apenas quer entender o porquê está havendo um conflito entre algumas pessoas que se mostram resistentes ao reordenamento.

Sujeira – Valdir Antonio Vitorino (PDT) sugeriu à Prefeitura que retire os entulhos das casas demolidas em áreas de risco, como no Moreto e no Bosque dos Pinheiros. Segundo ele, os locais são propícios para a proliferação de animais peçonhentos. Para resolver o problema, o vereador indicou que a Diretoria de Meio Ambiente pode revitalizar as áreas.

Água – Vitorino relatou que bairros como Santa Rosa e Raia já sofrem com a falta de água, mesmo antes do início do verão. Ele cobrou mais investimentos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em caixas de armazenamento e também lembrou que a população deve fazer a sua parte economizando.

Jogada política? – Mateus Scarso (PMDB) levantou suspeitas sobre o motivo que teria originado o desabastecimento de água em vários bairros do município na última semana. Segundo ele, a rede de abastecimento do João Lau foi danificada com “marretadas”, o que indica fortes indícios de vandalismo. Procurando uma resposta para a atitude, ele chegou a revelar que acredita que interesses políticos podem estar por trás disso. “Será que é por que estamos chegando em época de campanha eleitoral?”, questionou. “Tem um forte indício de ser um boicote para faltar água e prejudicar a imagem da administração pública. Uma pessoa que faz um papel desses, no mínimo, é um bandido.”

Concordo – Scarso disse que ouviu uma moradora reclamar em um programa de rádio que falta segurança da Guarda Civil Municipal no Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli. O vereador relatou o caso durante a sessão e disse concordar com a reclamação da cidadã. Ele pediu que a corporação reforce a segurança na área e disse que fará um requerimento solicitando informações sobre a atuação da Guarda no local. “Acho muito importante a presença permanente da Guarda no Parque Ecológico”, afirmou.

Vergonhoso – Gil se disse chocada com o que presenciou no Pronto Socorro, na noite de domingo, 30. Segundo a vereadora, o local estava tomado por água por conta da chuva. “É um absurdo total, é lastimável”, declarou. A situação, defendeu ela, não é culpa apenas da diretoria do hospital, mas também da Prefeitura, que renova continuamente contratos de repasse financeiro a entidade, sem exigir que o Pronto Socorro seja reformado. “Para mim eram pessoas no meio da lama, como porcos”, comparou.

Frase da Semana – “Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta.” (John Kenneth Galbraith)

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser estaremos de volta. Bom final de semana e até a próxima!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?