Futebol – Graças a Rodrigo Abdala Proença (PPS), confesso apaixonado por futebol, a 37ª sessão ordinária do ano teve seu momento boleiro. Primeiro, o presidente do Capivariano, Osvaldo Agostinho Riccomini, o Vadinho, recebeu, em nome de toda a equipe, Moção de Congratulações pelos 93 anos do clube (comemorados em 12 de outubro). Depois, Aurélio Venâncio Bortolança Júnior (Tuca) e Cléusio Aparecido do Prado, fundadores da Pinta de Craque, foram homenageados pelos 16 anos de história da escolinha de futebol. “Esta homenagem é um reconhecimento pela Pinta de Craque ter formado vários atletas e cidadãos”, disse Proença, autor das duas indicações. Justo reconhecimento!
História viva – Olívio Pagotto Piai, ex-vereador mais antigo do município ainda vivo (período de 1948 a 1951), foi homenageado pela Câmara em comemoração ao Dia do Vereador (1º de outubro). A indicação foi de Arnaldo Annicchino Nacarato (PSD). “O senhor não imagina como a atuação sua e dos seus colegas foi e é importante para nós. Serve de exemplo”, disse Nacarato. “Sinto-me muito jubiloso por essa homenagem. Agradeço muito a Deus por chegar até esta data. Já tenho, graças a Deus, uma vida prolongada. Agradeço muito por esta homenagem”, declarou seu Olívio. Parabéns.
Não dá exemplo – Enquanto cobrava a Prefeitura pelo abandono do ginásio de esportes do Castelani, Valdir Antonio Vitorino (PDT) questionou a postura do governo municipal. O vereador voltou a afirmar que o fato de o Centro Social de Capivari (Cesoca) ter ficado abandonado é responsabilidade da Prefeitura. O local foi desapropriado e pode dar lugar a uma creche. Ele lembrou ainda da situação da sede da Terceira Idade, que também, segundo ele, está abandonada. Para exemplificar, ele disse: “A Prefeitura notifica os proprietários para que limpem seus terrenos e não deixem água parada, porém no centro da cidade a Prefeitura está deixando [de limpar terrenos e anular focos de dengue]. A Prefeitura, em primeiro lugar, tem de dar exemplo, para depois cobrar dos munícipes”.
Não cumpre – Segundo Vitorino, a lei que prevê o recolhimento de veículos abandonados em vias públicas não vem sendo cumprida. Ele citou que há carros se esfarelando pelas ruas da cidade. “A Prefeitura tem que ir lá e tomar providências”, pediu.
Apuração – Nacarato quer conhecer todos os contratos efetuados desde 2009 pela Prefeitura com dispensa de licitação. Ele lembrou casos de Prefeituras que dispensam o processo licitatório, mas a concorrência é obrigatória. “Às vezes mexe com R$ 200 mil, R$ 400 mil. Estamos checando se não está ocorrendo isso em Capivari, acredito que não. Mas, uma vez que a imprensa do país alertou, vamos ter que checar”, disse.
Silêncio – Geralmente muito falantes, os vereadores se calaram na sessão. Apenas Vitorino usou a tribuna. Os demais não se manifestaram. Resultado: os trabalhos legislativos do dia duraram cerca de 30 minutos, apenas. A sessão teve quase 90 minutos, dos quais aproximadamente 60 foram gastos com as homenagens.
Por hoje é só, semana que vem se Deus quiser estaremos de volta. Bom final de semana e até a próxima!