Geral

Politicaliente

Reconhecimento – As homenagens que a Câmara vem prestando são dignas de aplausos. Nesta semana, por conta do Dia do Catador de Lixo e de Reciclagem (21 de outubro), data instituída por lei de Valdir Antonio Vitorino (PDT), Flávio Pires Duarte e Amária Pereira da Silva, ambos catadores, tiveram seu trabalho reconhecido pelos vereadores. “Hoje, a maior preocupação do mundo é o meio ambiente. Pedimos à população que colabore com o pessoal da reciclagem, não jogando lixo na rua, mas separando”, destacou Vitorino. Parabéns aos dois homenageados!

Leão – O desempenho do Capivariano no Campeonato Paulista da Segunda Divisão vem fazendo sucesso na Câmara. Depois de receber duas homenagens neste segundo semestre, mais uma está por vir. Mateus Scarso pediu que uma Moção de Aplausos seja conferida ao clube, que, no domingo, 23, conquistou o acesso à Série A3. Força, Leão!

Pernilongos – Além das altas temperaturas, o verão traz consigo muitos pernilongos. O calor não tem como controlar, mas os pernilongos, sim. Para isso, Vitorino pediu à Prefeitura que, por meio da Vigilância Sanitária, realize trabalhos preventivos para “evitar transtornos”, inclusive a ocorrência de novos casos de dengue.

Quem é quem? – Vitorino sugeriu que, para facilitar a identificação dos funcionários dos postos de saúde e, consequentemente, o atendimento prestado por eles, a Secretaria de Saúde forneça uniformes e crachás de identificação aos servidores. “Você passa no corredor do posto de saúde e não sabe quem é atendente e quem é paciente”, explicou.

Sumir da política – Tentar se reeleger vereadora é um desejo de Gilceane Orosco Malto (DEM). No entanto, segundo ela, sua vontade de pleitear a reeleição diminui conforme o período eleitoral se aproxima. “Quando chega o momento da campanha eleitoral eu não tenho vontade [de tentar reeleição], porque começam as brigas, a politicagens de quinta categoria, as acusações, as calunias. Então, nesta hora, eu tenho vontade de sumir da política”, disse ela.

Interesses – Gil se disse indignada com a postura de alguns membros de entidades sociais do município que teimam em não aceitar a reordenação dos abrigos que não permite a separação de irmãos de sexo oposto. “Será que tem algum interesse próprio? Eu chego a pensar que sim”, revelou.

Dois pesos, duas medidas – Igualdade em suas decisões. Era isso o que esperava o morador Gildo Dias Correa na votação do pedido de cassação do vereador Uil Maia (PSD) por quebra de decoro parlamentar. Segundo ele, os vereadores, que no início do mês cassaram Fábio Luis Quagliato (PMDB) – ele foi acusado de insinuar que alguns vereadores são “bonequinhos” do Executivo –, teriam de manter os mesmos pesos e medidas no caso de Uil, que se envolveu em uma confusão com o assessor jurídico do Legislativo, João Henrique Pellegrini Quibáo, durante o intervalo de uma sessão em março. Na denúncia, Correa relata que Uil teria ofendido e ameaçado Quibáo “com palavras de baixo calão”, chamando-o de “chantagista e safado”. Os vereadores, porém, rejeitaram o pedido de cassação por 6 a 2. Entre a população, o que se comenta é que os legisladores têm usado, sim, dois pesos e duas medidas para cada caso, de acordo com aquilo que lhes é conveniente. Afinal, agredir verbalmente um funcionário não é tão grave quanto insinuar que os pares são “bonequinhos”?

Cabeça erguida – Ernesto Brigati (PMDB) disse que os vereadores poderão encerrar seus mandatos de cabeça erguida. Isso porque, segundo ele, aquilo que foi prometido na campanha eleitoral tem sido posto em prática, mais precisamente a construção de novas casas populares. Ele exaltou o fato de o terreno onde um conjunto habitacional será construído ter sido regularizado pela Prefeitura. Brigati lembrou que desde as gestões do ex-prefeito Heitor Turolla, na década de 80, casas populares não eram construídas na cidade. “Antes tarde do que nunca”, avaliou. No entanto, o vereador quer mais. “Um loteamento de 200 casas é insuficiente”, garantiu. Recentemente, Brigati disse que o déficit habitacional no município é de aproximadamente 700 imóveis.

Bonito – Armandinho Garcia (PTB) parabenizou a participação dos cerca de 100 integrantes do Grupo Sempre Jovem, da Terceira Idade, que representaram Rafard na 15ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), em Itapetiniga, de 12 a 16 de outubro. Segundo ele, a equipe rafardense “foi ovacionada”.

Cale-se – Armandinho foi interrompido no meio de sua fala em tribuna pelo presidente Rodolfo Antonio Minçon (PPS) que, cumprindo o artigo 142 do Regimento Interno da Câmara, encerrou o expediente e passou à Ordem do Dia. “Sinto muito, vereador”, consolou Minçon. Além de Armandinho, apenas Uil Maia e Brigati tiveram tempo para usar a tribuna. A sessão teve quase 1h40, sendo que cerca de 50 minutos foram gastos com a leitura da ata da sessão passada.

Reflexão – “Política é como o show business: você tem uma estréia fantástica, desliza por algum tempo e acaba num inferno.” (Ronald Reagan)

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser estaremos de volta. Bom final de semana e até a próxima!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?