Geral

Politicaliente – Por Roberto Andreotti

Analisando e fazendo um resumo das respostas dos candidatos a prefeito, na entrevista feita pelo jornal “O Semanário” na edição do dia 30/10/2020, citamos as mais importantes.

Decisão de aceitar ser o candidato a prefeito de Rafard?

Experiência como vereador (3 responderam assim); Serviço de saúde; Mandato de 4 anos evoluiu a cidade em 20 anos (?); Dar continuidade aos trabalhos que começamos; Ser idealista na política e desejo de fazer mais; Vontade e pulso firme; Diretamente com uma política inovadora.

O senhor tem experiência em gestão pública?

Experiência como vereador (3 responderam assim); Saber como estão os gastos da máquina; Transparência (2 responderam assim); Por ser correto tenho o grande apoio político; Entender mais sobre projetos, sobre o poder executivo; Participar de fato do processo de mudança da sociedade.

Resuma os principais itens da sua proposta de governo

Todos falaram….. Saúde, habitação, segurança, educação, inclusão social, turismo, esporte, lazer, assistência social, meio ambiente – saneamento básico, emprego, indústria, funcionário público; Medicamentos ampliado na Farmácia; Criar autarquia para água; Redução da taxa de iluminação pública; Construir 700 casas populares (?); Diminuir gastos; Gestão participativa; Real situação financeira do município.

Qual será a sua principal bandeira como prefeito de Rafard?

Resgate da dignidade da população; Bandeira da gestão administrativa; Planejamento e resultado; Analisar a Caixa Preta para depois mostrar as ações.

Quais critérios para escolha de sua equipe gestora? Podemos esperar inovação?

Não ter cargo por amizade, só profissionais capacitados; Direção da Indústria e Comercio indicado pelos empresários e comerciantes; Não temos decisões sem antes ouvir os servidores; Construir Rafard do futuro, dando continuidade ao que está de acordo com a lei; Precisando enxugar os gestores excedentes; Escolha técnica e política feita com muito critério; Substituir por quem vestir a camisa.

Quais são os maiores desafios a serem enfrentados como prefeito nesses 4 anos?

Conseguir terras; Incentivar novas industrias; Alcançar bons resultados com gestão de poucos recursos; Condições para que todos trabalhem gerando renda, para sair do aluguel; Saúde e abastecimento de água e desenvolvimento econômico; A cidade deve ser vista das pessoas e não do jeito que o candidato quer.

Como está o funcionalismo publico de Rafard? Desafio de valorizar a categoria e promover otimização no setor garantindo melhor qualidade nos serviços prestados a população?

Precisa que haja uma regulamentação para todos; Qualificação profissional; Não podemos aumentar despesas com pessoal no momento; Cargos em comissão serão ocupados por funcionários efetivos; Valorizar mais a categoria com aumento salarial por lei; Equipe capacitada e bem estruturada para atender as necessidades da população.

O que sabem sobre a Prefeitura de Rafard atualmente? A partir de seus conhecimentos pretende fazer readequações, alterar estrutura administrativa, criar ou eliminar cargos comissionados?

Levantamento de todos os cargos e secretarias; Não propor cargos comissionados; Fazer readequações para adequar algumas funções e diretorias; Observar as regras previstas pelo Tribuna de Contas; Cargos comissionados devem ser preenchidos por pessoas técnicas.

Pretendem realizar concursos público?

Concursos públicos para atender as necessidades; Concurso público é uma medida que precisa ser avaliada mediante a necessidade de cada setor e nos termos da lei; Melhorar condições de trabalho e salário, concurso para as áreas em déficit; Viabilidade de novo concurso de forma clara e com edital moldado a transparência.

A pandemia trouxe e trará reflexos, especialmente na economia. Como pretendem lidar com essa situação?

Estar ao lado das nossa pequenas, médias e grandes empreendedores; Condições de novas industrias; Fazer um novo censo populacional para aumentar o direito de repasse do governo; Seguir linha de redução de gastos e junto dos profissionais da saúde; Investir em cultura e turismo, estrutura de base para gerar mais empregos; Implantar escola municipal técnico profissionalizante.

Têm plano para melhorar as condições do Distrito Industrial com problemas de telefonia, saneamento, água, comunicação visual, limpeza?

Plano específico para atender as necessidades do Distrito Industrial escolhendo diretor de Industria e comércio; Construir subestação de energia, melhorar internet e telefonia, abastecimento de água; Não adianta querer atrair novas industrias se nossas políticas públicas e infraestrutura não atendem as necessidades; Com ampliação e estruturação do Distrito Industrial; Criar micro Distrito Industrial, e instalar pequenas empresas.

De que forma caso eleito, pretende apoiar e fortalecer o Senai?

Parceria com empresas do município; Lei que vai dar oportunidade de capacitação de jovens para o mercado de trabalho; Direcionar alunos para trabalho trabalhar na industrias e empresas de Rafard; Estreitar o relacionamento entre município de Senai; Criação de centro técnico profissionalizantes.

A cidade vem buscando desenvolver o seu comércio. Quais seus planos para fortalecer o setor?

Subsídios para que o comercio local se desenvolva; Redução de taxas de funcionamento; Feira do comércio e indústria; Compras governamentais das micros e pequenas empresas; Campanha incentivando o comércio em datas comemorativas; Trazer auxilio para o setor com o aumento a empregabilidade.

Rafard basicamente é voltada para cultura canavieira. Mas já temos alguns produtores mais diversificados. Existe um plano que atenda às necessidades dos produtores rurais?

Incentivo e valorização aos produtores rurais; Agricultura familiar; Melhoria das estradas; Suporte aos agricultores com projetos e eventos para incentivo ao pequeno produtor; Parceria com a Secretaria da Agricultura; Cursos para a qualificação dos agricultores e pecuaristas; Adquirir hortaliças do produtor para consumo nas escolas; Estudo para cooperativa de distribuição local aos órgãos públicos, feiras e mercados.

O povo reclama constantemente sobre a sujeira com o bagacinho da cana e canas jogadas na ciclovia. Se eleito pretende resolver essas questões?

Conversar com gestores da Raízen; Afim de acabar com o transtorno do bagacinho; Passível de multa, caso não cumpram o acordo; Ir ao órgão competente para fiscalização (Cetesb); Criar mecanismo e penalidade; Limpeza na estrada é por conta da Concessionária Rodovias do Tiete; Deve cobrir o local evitando que o bagaço espalhe com o vento; Pode e deve ser gerenciado e resolvido por meio de mediação de conflitos entre prefeito eleito e a gerência da empresa.; Uma realocação da estocagem desse material.

Conclusão

Que bom seria somar tudo isso e exigir do candidato eleito que cumpra e luta para conquistar essas ideias. Vamos ser decepcionados mais uma vez?

Conclusão 2

Notamos que as respostas dadas, tem muito em comum entre todos. Pouco destaque e ênfase em muitas necessidades, como: Convênio com a Polícia Militar para gerir o trânsito caótico de Rafard. Ninguém respeita nada, aqui parece que tudo pode ou tudo pode mesmo? Cortarão fornecimento de água aos inadimplentes? Limpeza pública, aumento do contingente da polícia municipal e dar condições. Resolver o problema do cemitério que precisa aumentar urgentemente. Analisar melhor aprovação de projetos de loteamento contendo toda estrutura, sem onerar os cofres públicos. Fazer cumprir as leis de uso de solo, com recolhimentos de taxas. Fiscalizar o Distrito Industrial, quais firmas estão em funcionamento e se estão regularizadas na CETESB. Bombeiros e dívidas com os cofres públicos. O porque de barracões fechados e até para serem alugados? Não cumpriu regulamento serão punidos. Só não terem medo de amizades e interesses. Amizade, amizade, negócios à parte. Problema com o córrego São Francisco. Reforma do prédio da Prefeitura, que é o cartão postal da cidade. Está em estado lastimável e não condizente com nossa cidade.

Obrigado

Semana que vem quem sabe continuaremos com mais informações que o povo gosta de saber.

roberto-andreotti-colunista
Roberto Andreotti, administrador de empresas, projetista, desenhista publicitário… rafardense

Por Roberto Andreotti, administrador de empresas, projetista, desenhista publicitário… rafardense

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?