Geral

Prefeitura intensifica vacinação contra febre amarela nas áreas rurais neste sábado

05/05/2017

Prefeitura intensifica vacinação contra febre amarela nas áreas rurais neste sábado

Foto: Divulgação/Prefeitura de Monte Mor
Foto: Divulgação/Prefeitura de Monte Mor

MONTE MOR | Moradores das áreas rurais que não se vacinaram ainda contra febre amarela podem tomar a dose, neste sábado, 6, nas escolas municipais “Miguel Latânzio” e “Pedro Trasferetti” e na Fazendo Recreio. A vacinação realizada pela Prefeitura de Monte Mor, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acontece das 8h às 12h e das 13h às 16h. A intensificação é para atender munícipes que perderam a aplicação da vacina em suas regiões.

É necessário a apresentação de comprovante de residência, Cartão SUS ou RG/CPF e cartão de vacina. A Prefeitura mantém o alerta de que a população precisa estar atenta às formas de prevenção e garante que segue todas as recomendações dos órgãos competentes.

Imunização

Conforme orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), pessoas que têm registro de uma ou mais doses da vacina, são consideradas vacinadas.

Para quem ainda não foi vacinado, a orientação é receber a dose única, assim, a proteção está garantida para o resto da vida. A faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde são crianças de nove meses a adultos até 59 anos.

A vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo. Para algumas pessoas, a vacina é contraindicada.

Pessoas acima de 60 anos devem ser vacinadas somente se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da febre amarela e que não tiverem alguma contraindicação para receber a vacina.

Gestantes (em qualquer período gestacional) e mulheres amamentando só devem ser vacinadas se residirem em local próximo onde ocorreu a confirmação de circulação do vírus (epizootias, casos humanos e vetores na área afetada) e que não tiverem alguma contraindicação para receber a vacina.

Mulheres amamentando devem suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação e procurar um serviço de saúde para orientação e acompanhamento a fim de manter a produção do leite materno e garantir o retorno à lactação.

Recomendações

A vacina é recomendada nas seguintes situações:

  1. Rotineiramente, para todos os residentes das áreas com recomendação para vacinação;
  2. Para indivíduos que se deslocam para estas áreas;
  3. Em viagens para países que exigem a vacinação, segundo o Regulamento Sanitário Internacional.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?