Geral

Primeiro Seminário de Alfabetização

O Seminário de encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foi realizado nos dias 4 e 5 de dezembro no Centro Educacional e Pedagógico Prefeito Engenheiro Antônio Costa Galvão. Estiveram presentes no encontro a Secretária Municipal de Educação Flávia Chamma Degaspare, as supervisoras de ensino Christiane de Aguiar Queiroz e Claudia Forner, a Coordenadora local do Pacto Maria Fátima Eva Martim Capucim, os professores alfabetizadores cursistas, as Orientadoras de estudo Alcione Pimpinato e Valéria Guadagnim, os professores da Rede Municipal de Ensino, diretores e coordenadores das escolas e pais de alunos.
Promovido pela Coordenação do Pacto em parceria com a Secretaria de Educação, o objetivo é socializar e compartilhar experiências exitosas de alfabetização realizadas com crianças de 1º, 2º e 3ºs anos. Foram dois dias de apresentações, exposição de pôsteres e atividades com experiências alfabetizadoras.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso proposto pelo Ministério de Educação em parceria com Estados, Municípios e Universidades, de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, investindo na formação dos alfabetizadores e orientadores de estudo, distribuição de materiais didáticos voltados para a alfabetização e avaliação dos resultados, controle social e mobilização.
As apresentações que foram realizadas no Seminário demonstraram o trabalho que foi desenvolvido no decorrer do curso, com aplicação em sala de aula. Consiste numa metodologia lúdica, com jogos, cartazes, alfabeto móvel, roda de conversa e textos de diversos gêneros (contos e histórias em quadrinhos) favorecendo a alfabetização com letramento e facilitando o trabalho do professor no processo de ensino e aprendizagem.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?