Rubinho de Souza

Professor Luis Grellet

Foto enviada pelo colunista

A grande maioria dos moradores de Rafard, ou nascidos em Rafard, que moram em diferentes cidades, aprenderam as primeiras letras, no Grupo Escolar Professor Luis Grellet, enquanto que aqueles mais antigos, frequentaram a mesma escola, quando era apenas Grupo Escolar de Raffard.

Mas, afinal, quem foi o professor que deu nome à tão nobre e inesquecível instituição de ensino, que na foto do ano de 1906, posa com seus alunos, na frente da Escola de Capivary, cognominada de “Coleginho”?

Segundo dados colhidos através do historiador Tenente Denizart Fonseca, Luis Grellet, nasceu em Itu, no dia 8 de setembro de 1867, e formou-se professor em São Paulo, pela Escola Normal, que se localizava na Praça da República, no ano de 1887, quando contava então, com 20 anos de idade.

No ano de 1888, deixou a capital e veio residir em Capivari, para assumir o cargo de professor numa escola do município.

E no ano de 1908, com a instalação do Grupo Escolar de Capivari, foi nomeado diretor adjunto, no entanto, onde ficou por quatro anos, quando em 1912, ele foi removido para o Grupo Escolar de Vila Mariana em São Paulo.

No entanto, no ano seguinte, ou seja, em 1913, tendo sido oferecida a vaga de diretor do Grupo Escolar de Capivari, voltou para Capivari, onde assumiu o cargo de diretor efetivo do mesmo.

A disciplina e aplicação com que exerceu o magistério nos seus 33 anos como profissional da área da educação, o fez sem que faltasse uma vez sequer aos seus compromissos, e após longos 40 anos de dedicação, aposentou-se em 1928.

Aposentado, volta de mudança para a cidade de São Paulo, onde ainda continuou a lecionar no Colégio Coração de Jesus.

Chegou a atingir incríveis 60 anos completos de magistério e quando tinha 80 anos de idade, merecidamente, recebeu honrosas homenagens da Assembleia do Estado de São Paulo, e também do Congresso das Nações Americanas que se realizava na “Quitandinha” (ponto turístico com shows e casino), localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Tinha por missão educar crianças, e transmitir-lhes ensinamentos, dizia ser seu dom.

Luis Grellet fez da profissão de educador um verdadeiro apostolado, daí a razão da estima, da consideração e do respeito que lhe tinham os colegas e os alunos, principalmente de Capivari, cidade onde morou durante muitos anos, e em Rafard, onde recebeu justa homenagem dando seu nome à Escola situada na rua Vitório Talassi, esquina com a avenida Dr. José Soares de Faria.

Com essa justa e merecida homenagem, os rafardenses perpetuaram a memória deste ilustre cidadão ituano, mantendo-a na lembrança das novas gerações que nesta escola recebem as primeiras luzes do saber, que tem como “Patrono do E.E.P.G. Luis Grellet” e exibe com orgulho o seu retrato no seu pórtico.

Caro leitor amigo, espero que tenhas gostado, porque semana que vem, se Deus deixar tem mais.
Abraço fraterno.

logo do fundo do baú raffard

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?