Rubinho de Souza

Quem foi o Pracinha Fábio?

logo do fundo do baú raffardA bem da verdade, nesta postagem eu deveria falar sobre o dia 1º de Maio – em que se comemora o dia do Trabalho, mas como o material que imaginei ter em mãos extraviou, deixarei para a próxima semana, se assim for possível.

Visto, que nesses dias, tive o privilégio de receber muitas contribuições de amigos e colaboradores, que estão me abastecendo de vasto material histórico de nossa cidade, e assim contando com eles, pude me municiar de informações preciosíssimas que doravante passarei a dispor, resolvi hoje homenagear o personagem que deu nome à rua Pracinha Fábio, que acredito, poucas pessoas, sabem quem foi…

O material que recebi fala de um soldado brasileiro, cujo nome era Fábio Pavani ou Pavan (na foto, do lado direito), que participou da II Guerra Mundial, tendo lutado bravamente na campanha feita na Itália, ao lado de outros “pracinhas” – como eram chamados nossos combatentes, naquela época.

O 2º Sargento da FEB, Fábio Pavani, que era natural de Villa Raffard, morreu em combate, aos 23 anos de idade, entre os dias 06 e 07 de de maio de 1945, como noticiou um mês depois, o Jornal “O Progresso” ou seja, no dia 10 de junho, através do seu eminente jornalista José Miguel Bósio.

Atentemos ao fato, de que, naquele tempo uma notícia dessa natureza, demorava dias até chegar às famílias, e muito mais aos órgãos de imprensa, tanto que, só um mês depois é que os moradores ficariam sabendo que havia tombado no campo de luta, o bravo Pracinha Fábio, orgulho do povo rafardense.

Vou reproduzir abaixo para curiosidade do caro leitor, como o competente jornalista José Miguel Bósio, deu a notícia no seu prestigiado jornal “O Progresso”, cuja leitura era obrigatória na nossa cidade e região em tempos de paz, muito mais quando eclodiu a II Guerra, pois, o povo ficava ansioso por saber notícias:

pracinha-fabio-rafard-em-pé

Jornal “O Progresso” – Raffard, 10 de junho de 1945

“Morreu na guerra, um Rafardense – Soubemos de fonte fidedigna, haver falecido em operações de guerra na Itália, no dia 06 ou 07 do mês passado, o 2º Sargento Fábio Pavani, com 23 anos de idade, natural de Raffard, e cuja família reside atualmente no Estado do Paraná”.

Os feitos deste valente soldado, foram reconhecidos pelo Governo da época, tanto que, foi homenageado também dando seu nome à uma praça no Estado do Rio de Janeiro, e ainda deu nome à uma alameda, na Vila Maria, na cidade de São Paulo.

Para aqueles que nunca ouviram falar, quem foi que deu nome à rua Pracinha Fábio, e tinha a curiosidade de saber, espero ter contribuído, e com isso resgatar a história de nossa cidade, assim como a biografia de seus personagens – heróis de verdade, como é o caso deste jovem, que na sua pouca idade, deu sua vida, lutando por nosso país.

Que esta postagem, sirva-nos de reflexão, para reavaliarmos os atuais conceitos de “heróis” que hoje são cultuados por influência da mídia, e revermos quem são os verdadeiros heróis, para ensinarmos nossos jovens, através de uma conscientização, desfazendo assim, a falsa concepção do herói, que a mídia nos quer impingir.

Meus sinceros agradecimentos ao cidadão e grande rafardense, sr. Heitor Turolla, que foi quem – gentilmente – disponibilizou farto material histórico de nossa cidade, tornando esta matéria possível, qual seja, documentos, manuscritos e até mesmo fotos, como a do homenageado de hoje e sua biografia, entre muitos outros que serão aos poucos postados ao longo de nossas publicações.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?