Rubinho de Souza

Reinaldo Fontolan, um cidadão exemplar

logo do fundo do baú raffardO nosso homenageado, Reinaldo Fontolan, nasceu no Cascavel, zona rural de Rafard, que ficava perto da Fazenda Saltinho, no dia 9 de junho de 1920, filho de Antônio Fontolan e Maria Angelina Pelegrini Fontolan,

No ano de 1943, casou-se com Dona Lídia Albiero, com quem teve seus quatro filhos, que são Reinaldo Fontolan Junior, José Roberto Fontolan, Dora Lúcia Fontolan e Antonio Fontolan Neto. Hoje todos eles, pessoas honradas, seguindo o exemplo deixado pelo pai.

“Nardo” como era carinhosamente chamado pelos amigos, sempre foi um rafardense comprometido com as causas emancipacionistas e muito contribuiu para que Rafard se tornasse município, pois sendo nessa época um desportista de destaque nos meios futebolísticos, tinha forte influência também nos meios político e social da pequena Villa Rafard daquele tempo.

Posteriormente, tornou-se técnico do esquadrão União Rafard Futebol Clube, que teve uma trajetória brilhante ganhando muitos troféus nas competições daquela época, conforme se vê na foto acima.

O Sr. Reinaldo Fontolan, foi por muito tempo agente de assinaturas do ainda conhecido Jornal O Estado de S. Paulo (Estadão), tendo inclusive recebido troféus de excelência em vendas, prêmio conferido na época aos agentes pelo alto volume de assinaturas na cidade na qual era representante.

Foi ainda, por muitos anos Juiz de Paz em nossa cidade, além de membro do juizado de menores, e presidente da fanfarra de Allan Rollin Barbosa, foi tesoureiro da ASAS, sempre ativo na sociedade rafardense, numa época em que essa dedicação não tinha outro propósito, senão o de alcançar o bem comum, buscando melhorias para todos, notadamente para aqueles menos favorecidos, nem que para isso tivesse que muitas vezes, usar recursos do próprio bolso.

Conheci Nardo, quando ele já tinha uma boa idade, mas lembro que foi dele a iniciativa de montar uma loja de material de construção em nossa cidade, que mais tarde veio a ser adquirida pelos empresários Quagliatto & Rossini.

Nessa pequena loja, o entregador que era eu, que fazia a pedido de Nardo, as entregas nas horas que não tinha clientes na barbearia do meu pai. E lá íamos nós com a Kombi verde fazer a entrega de materiais nas construções, sempre com a ajuda do meu amigo de longa data Valdo dos Santos, o popular “Baiano”.

Nosso homenageado, foi um homem íntegro, respeitável, e que soube educar seus filhos, de maneira tal que hoje todos são bons pais de família, e também exemplo para os netos deste que merece todo nosso respeito e admiração pelo que foi para sua família e para os amigos de um modo geral.

Caro leitor, grato por nos prestigiar com sua leitura. Abraço fraterno.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?