Geral

Religião – Advento, tempo de preparação para o Natal

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

O Advento é um tempo de preparação para a festa de Natal, o nascimento de Jesus. Este período compreende quatro domingos. Neste primeiro domingo, o Evangelho apresenta-nos três imagens comparativas usadas por Jesus para convidar-nos à vigilância, pois ninguém sabe quando Jesus vem. Um costume bonito que temos no Brasil é preparar-nos para o Natal através da Novena de Natal, rezando um dia em cada família.
Este ano, o segundo domingo do Advento coincide com a festa da Imaculada Conceição. Maria Santíssima é a Mãe de Jesus, o nosso Deus que se fez humano. O Evangelho vai falar sobre a anunciação de Jesus. O Anjo Gabriel foi enviado por Deus até Nazaré, onde ele comunicou a uma menina moça, chamada Maria, que ela foi escolhida para ser a mãe do Salvador. Maria questiona, mas o Anjo lhe diz que a criança é filha de Deus.
O terceiro domingo do Advento vai mostrar no Evangelho a figura de João Batista, aquele que veio para preparar os caminhos do Senhor. João envia discípulos até Jesus para perguntar-lhe se é ele o Messias ou se se deve esperar uma outra pessoa. Jesus responde mostrando suas obras na qual os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e os pobres evangelizados.
O quarto domingo do Advento apresentará no Evangelho a origem de Jesus, nascido de Maria, prometida em casamento a José. Quando José sabe que Maria está grávida, deseja abandona-la em segredo, para que ela não fosse desprezada na comunidade. O Anjo de Deus aparece em sonho a José e lhe informa que a criança é filha de Deus e deverá receber o nome de Jesus, cumprindo a profecia de que uma Virgem ia conceber e dar à luz um filho.
Vamos bem nos preparar para a festa do Natal. Armemos o presépio em nossa casa. Participemos do grupo da Novena de Natal. Não percamos as missas nos domingos do Advento. Esperança, vigilância, humildade e alegria são as atitudes que nos ajudam a fazer do nosso Natal uma ocasião festiva do encontro com a Criança que quer nascer em nosso coração. Que o Menino Jesus nos dê paz e nos auxilie na construção da fraternidade e da justiça.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?