Geral

Religião – Bíblia, a palavra de Deus

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Mais uma vez, estamos para celebrar, no último dia de setembro, o Dia da Bíblia. Os irmãos Evangélicos festejam a Bíblia em dezembro. Nas celebrações e na Catequese das Crianças e dos Jovens, durante todo este mês, estamos salientando o grande valor da Bíblia na caminhada do povo. A Palavra de Deus quer ser comunicada a todas as pessoas para que elas conheçam a Deus e nele acreditem. A Bíblia Católica contém 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. Jesus é o centro da Bíblia Sagrada. O primeiro livro da Bíblia é o Gênesis, que relata a história da criação. O último livro da Bíblia é o Apocalipse, conhecido como o Livro da Revelação. Os autores bíblicos são muitos, mas todos eles inspirados pelo próprio Deus.
A Bíblia é o livro mais lido e mais divulgado no mundo inteiro. Ela foi escrita nas línguas hebraica, aramaica e grega, e durou cerca de 1.000 anos para ser escrita. Muitas pessoas ajudaram a escrever a Bíblia, mas ela é palavra de Deus, pois foi inspirada pelo próprio Deus, não tendo palavra alguma que Deus não queira. São Jerônimo foi o tradutor da Bíblia para a língua latina, tradução essa conhecida como Vulgata. Hoje a Bíblia está traduzida em cerca de 2.000 línguas ou dialetos. O Antigo Testamento está dividido em Pentateuco, Livros Históricos, Poéticos e Proféticos. O Novo Testamento compreende Livros Históricos (os 4 Evangelhos e os Atos dos Apóstolos), Cartas dos Apóstolos (em um total de 21 e sendo 13 de São Paulo) e Livro Profético (o Apocalipse).
A Bíblia Católica difere da Bíblia Protestante porque quando Lutero traduziu a Bíblia para a língua alemã, ele omitiu alguns livros que iam contra sua maneira de pensar e os considerou apócrifos, ou seja, livros não inspirados por Deus. Tais livros são: Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite e 1º e 2º Macabeus. A Bíblia Católica sempre traz em suas primeiras páginas as palavras latinas imprimatur (seja impresso) e/ou nihil obstat (nada impede), com a assinatura de uma autoridade eclesiástica, geralmente o bispo do local onde ela foi impressa. As traduções católicas mais recentes contêm as palavras “com aprovação eclesiástica” no lugar das palavras latinas e a assinatura do presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
As citações bíblicas são feitas na seguinte ordem: abreviatura do livro, capítulo e verso ou versículo. Um exemplo: Lc 4, 4 quer dizer, Evangelho de Lucas, capítulo quatro, verso quatro. A vírgula separa o capítulo do verso. Quando tem um ponto, significa que se pula algum versículo ou alguns versículos. Quando se usa o traço, quer dizer que vai de um versículo até o outro citado inclusive. Quando se usa ponto e vírgula, indica que existe outra citação do mesmo livro. Ao usar, após um verso, a letra s, contempla também o versículo seguinte. Ao se usar, após um verso, as letras ss, inclui os versos imediatamente após o versículo citado. Na medida em que nos familiarizamos com os textos bíblicos, vamos aprendendo a ler as citações com exatidão.
Precisamos ler e meditar a Bíblia Sagrada. Tem pessoas que diariamente, antes de ir para o trabalho, leem um pequeno trecho da Bíblia e param alguns minutos, para nele refletirem, procurando aplicar a palavra de Deus lida e meditada para sua vida concreta. Outras se reúnem, em pequeno grupo, semanal ou quinzenalmente e comparam o conteúdo da Bíblia que é lido com a realidade em que vivem, buscando força, orientação e coragem para a própria vida.
Amemos a Bíblia Sagrada. Façamos dela nosso livro de cabeceira. Deus quer nos falar. Saibamos ouvir a voz de Deus. Nas nossas igrejas, aqui em Rafard, temos exposta a Bíblia, dizendo com isso para aqueles que entram em nossos templos: A Palavra de Deus está à nossa espera para alimentar e iluminar a nossa fé.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?